XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA FENAJUD DEBATE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA

por | set 23, 2023 | Destaque Home, Formação Política, Notícias, Se Liga Servidor!

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) promoveu a XIII edição do Encontro Regional Nordeste, sob o tema “O Sindicalismo e a Política”, no dia 15 de setembro, em Natal (RN), para debater temas ligados aos sindicatos de base nos estados nordestinos.

A primeira mesa do encontro contou com a advogada, mestra em Direito pela UFRN, coordenadora do setorial de Direitos Humanos do PT/RN e assessora da deputada Natália Bonavides, Rayane Andrade, que palestrou sobre a “Mulher na Política”, com diversas provocações, um diálogo aberto e descontraído com o público participante. A palestrante discorreu sobre como a mulher precisa ter mais espaço e como o debate sobre gênero e desigualdade racial precisa sempre estar presentes nos debates sindicais.

Ana Carolina Lôbo, Coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional da Fenajud e da pasta de Imprensa e Comunicação do SINDJUD-PE, avalia o encontro e suas proposições. “A fala da Rayane foi excelente. Eu gostei muito da forma como ela interagiu com o público, como ela fez uma fala interativa o tempo inteiro e trazendo várias reflexões que a gente pôde ver depois que ressoaram em algumas pessoas, que vieram, por exemplo, a partir do momento que ela perguntou o que era ser mulher. Foi muito interessante vê-la falar sobre a nossa necessidade de nos organizarmos, de que nada vai ser dado de mão beijada pra gente e da necessidade de incluir os homens na discussão sobre a igualdade entre os sexos na pauta sindical, porque é algo que a gente já percebe que realmente precisa ser feito, e a gente não pode só fazer isso em relação a nós e não buscar que os homens venham junto. Eu só acredito que está faltando um pouco mais de iniciativa, mas o nosso papel de convite a gente vai começar a exercitar cada vez mais”, detalhou.

A segunda parte da atividade foi dedicada à palestra de Bernardo Fonseca, historiador e dirigente sindical. Ele apresentou uma análise da conjuntura política nacional e como o sindicalismo necessita ocupar os espaços de poder, principalmente aqueles que deliberam e legislam sobre as trabalhadoras e os trabalhadores, sobre a luta de classes.

O Coordenador de Administração Giuseppe Mascena reconhece a importância de encontros como este para compreensão das diversidades e similaridades das lutas dos sindicatos de base nos estados. “Vários dirigentes sindicais relataram as situações de seus estados que sempre se assemelham muito em relação à dificuldade na negociação, ao assédio moral, ao desequilíbrio, às injustiças nos auxílios, à falta de acesso ao presidente de cada Tribunal. E esses relatos servem como informações, mas também servem como norte, para que nós saibamos que os problemas existem, mas que também, em muitos deles, há soluções. Nesses encontros também são relatadas soluções, não somente problemas”, afirmou.

“Tradicionalmente nesses encontros se faz uma análise de conjuntura nacional, para que da parte nacional se resvale na estrutura estadual e nas negociações com os próprios TJ. A fim de que possamos direcionar, de uma forma mais exata, de uma forma mais científica, a luta da categoria”, complementou Giuseppe Mascena.

“Fizemos uma reflexão sobre o sindicalismo, na política, sobre a necessidade de ocupar determinados espaços, não só institucionais, mas também em retornar às bases. É isso que eu acho que é o mais importante, que para além de pensar em espaços hierarquizados, verticalizados, a gente pense em ocupar as bases, em falar com o povo, em conversar com as pessoas e buscar a conexão entre a classe trabalhadora”, também pontuou a Coordenadora Ana Carolina Lôbo.

Entre os encaminhamentos do Encontro, está a inclusão da Reforma Administrativa (PEC 32) em todos os debates e ações realizadas pela Fenajud, além de intensificar as estratégias de pressão política para derrubar a PEC. Outro encaminhamento é a construção de uma carta à Presidência da República, sobre a indicação de uma mulher negra para a próxima vaga do Supremo Tribunal Federal. Todos os encaminhamentos serão deliberados pelo Conselho de Representantes, e a carta será discutida junto à Reunião da Colegiada, devido ao curto prazo.

Em razão de um inesperado problema de saúde, a Coordenadora de Gênero, Raça e Etnia Karyna Almeida, que participou do primeiro momento do Encontro Nordeste, precisou ficar em repouso no restante da atividade por indicação médica. No momento a Coordenadora se recupera de uma intervenção cirúrgica e o SINDJUD-PE estima sua pronta melhora e recuperação.

Com informações da Fenajud