Filiado a:

Um sindicato de luta e conquistas!

O Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Pernambuco – SINDJUD-PE é a entidade representativa que defende os direitos e interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Atua para garantir melhores condições de trabalho, remuneração e saúde para a categoria, promovendo ações de mobilização coletiva por meio de atos políticos, assembleias, congressos, encontros temáticos e eventos culturais diversos.

Um pouco da nossa história:

O Sindicato dos Servidores do Judiciário de Pernambuco (SINDJUD-PE) é um exemplo de socialização profícua cuja evolução, desde sua fundação em 14 de fevereiro de 1990. Inicialmente batizado com o nome de Sindicato dos Servidores de Justiça do Estado de Pernambuco, com a sigla SSJEPE, o SINDJUD-PE foi habitar em Recife, cidade núcleo da cultura jurídica do Estado.  A criação do sindicato tornou-se fato importante naquele contexto, tendo repercutido no Diário Oficial do Estado de 19 de maio de 1990.

A década de noventa do século passado esteve marcada pela reorganização da vida política no Brasil sob a égide do espírito democrático e republicano. A nova Constituição da República (1988), a reorganização dos movimentos sociais, a corrida presidencial com o voto garantido a ampla participação popular no pleito, a anistia política, a defesa dos direitos da criança e do adolescente, a integração dos portadores de deficiências físicas ao espaço público, a valorização da mulher, entre outros fatos, deram as bases para a ampliação da participação civil em questões das mais variadas, fazendo da vida pública o espaço social privilegiado para o pleno exercício da cidadania. Foi nesse contexto, que o SINDJUD-PE, partindo da necessidade de ampliar as possibilidades de atuação dos profissionais do poder judiciário junto à sociedade pernambucana, buscando, sempre que necessário, representar os interesses desta categoria junto ao poder público, foi criado.

Em breve, nossa história estará catalogada com riqueza de detalhes e depoimentos de quem fez parte da nossa história. Estamos desenvolvendo um trabalho de pesquisa minucioso. Aguardem.

Sede atual:

Rua Cambará, Nº 52, Boa Vista, Recife – PE.

Sede antiga:

(Ainda constando em registros oficiais até a mudança em cartório)

R. Barão de São Borja, 288, Soledade, Recife-PE.

Pular para o conteúdo