VEM AÍ: SINDJUD-PE LANÇA CAMPANHA DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

por | maio 31, 2022 | Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!

Neste último dia de maio, mês dedicado ao combate do assédio moral, que tem o dia 02/05 como a data que marca as mobilizações nacionais sobre o tema, o SINDJUD-PE anuncia o lançamento para o mês de junho da campanha Assédio Moral Nunca Mais.

A fim de conscientizar trabalhadores(as) desse problema grave, que infelizmente ainda é comumente percebido em locais de trabalho, seja no Tribunal de Justiça de Pernambuco ou em qualquer outra instituição pública ou privada, a campanha será lançada no YouTube em uma série com seis vídeos ilustrando situações do dia a dia.

Os vídeos fazem parte de uma produção original SINDJUD e simulam situações específicas, mostrando caminhos para identificação das práticas assediosas, tanto com as vítimas quanto com quem as pratica. Afinal de contas, saber como agir diante desse cenário, como denunciar esses tipos de comportamentos e também identificá-los é de extrema importância para que deixemos este mal no passado.

O QUE É ASSÉDIO MORAL

O assédio moral é caracterizado por quaisquer atitudes abusivas e intencionais, e que sejam praticadas de forma contínua ou não contra uma pessoa ou grupo com o objetivo de humilhá-lo e constrangê-lo no ambiente de trabalho, seja por meio de xingamentos, apelidos desrespeitosos e a exigência do cumprimento de metas absurdas de serem alcançadas. Assim como isolar o/a trabalhador(a) dos(as) demais colegas, delegar atividades que ponham em risco a segurança ou saúde, controlar as idas ao banheiro e/ou para beber água, entre outras formas.

Este é um problema que afeta a vida e a saúde do(a) profissional no espaço de trabalho, tendo reflexo em suas relações durante o exercício das atividades laborais e até mesmo na relação familiar. Essas atitudes são praticadas por chefias e responsáveis por coordenar o local de trabalho, e também entre funcionários do mesmo nível hierárquico, podendo provocar sérios problemas à saúde, como quadros de ansiedade, depressão, baixa autoestima, insônia e hipertensão podem ser desenvolvidos em virtude da pressão provocada pelo(a) assediador(a).

LANÇAMENTO E CRONOGRAMA

No dia 14 de junho, haverá um evento de lançamento com todas as informações da campanha, que será amplamente divulgada em nossos canais de comunicação, tanto com o público interno quanto com o público externo, havendo uma massiva articulação com a imprensa para a disseminação desta conscientização e alerta tão necessários.

Confira abaixo o calendário de lançamentos da sequência de vídeos que será disponibilizada na TV SINDJUD-PE, canal do Sindicato no YouTube.

14/06 – Evento de lançamento
15/06 – Lançamento do 1º vídeo da campanha
22/06 – Lançamento do 2º vídeo da campanha
29/06 – Lançamento do 3º vídeo da campanha
06/07 – Lançamento do 4º vídeo da campanha
13/07 – Lançamento do 5º vídeo da campanha
20/07 – Lançamento do 6º vídeo da campanha

Acompanhe os nossos canais de notícias e fique por dentro dos próximos passos da campanha Assédio Moral Nunca Mais. E o mais importante: se você já percebeu alguma situação de assédio moral, ou está sendo vítima de algo semelhante, procure o SINDJUD-PE agora mesmo e denuncie. Não se cale!

#PraCegoVer Arte gráfica em fundo na cor azul destaca o seguinte conteúdo textual nas cores branca e vermelha: vem aí!; Campanha Assédio Moral Nunca Mais! Na parte inferior da imagem está a logomarca do SINDJUD-PE, na cor branca.