SINDJUD-PE PARTICIPA DE ATO UNIFICADO EM DEFESA DO SASSEPE

por | abr 22, 2024 | Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!

No dia 17 de abril, última quarta-feira, a escadaria da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) sediou uma importante mobilização em defesa do SASSEPE – Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco. O Coordenador Geral do SINDJUD-PE, Giuseppe Mascena, participou do ato unificado que contou com a presença de diversas entidades representativas.

Durante a manifestação, foi enfatizada a relevância do SASSEPE para os servidores e servidoras de Pernambuco, que contribuem com 70% do financiamento total do sistema. A descredencialização de unidades de saúde em várias cidades, como Arcoverde, Goiana, Serra Talhada e Salgueiro, é reflexo da negligência do Governo do Estado em relação à rede de saúde, especialmente para os idosos que dependem exclusivamente desse serviço.

Um dado que chama a atenção para essa desassistência sistemática pode ser percebido na discrepância entre a arrecadação prevista para 2024 no Governo de Pernambuco, com um crescimento projetado de 7%, e o aumento real de 11% no primeiro bimestre. Isso sugere que há recursos financeiros disponíveis, mas falta prioridade do atual governo em resolver os problemas do SASSEPE.

Vale lembrar que no final de 2023 o Governo de Pernambuco anunciou mudanças no sistema de saúde, como o aumento dos valores para a contribuição de servidores(as) e dependentes sem o devido e necessário diálogo com as categorias. Também no ano passado, o Governo de Raquel Lyra se comprometeu a realizar repasses financeiros escalonados ao SASSEPE (R$ 30 milhões em 2023; R$ 150 milhões em 2024; R$ 70 milhões em 2025; totalizando R$ 250 milhões), a fim de quitar débitos anteriores e oferecer a sustentabilidade que o sistema de saúde e os usuários e usuárias do serviço merecem.

Lutar pela garantia do pleno funcionamento e qualidade do SASSEPE é um compromisso contínuo do SINDJUD-PE. A saúde é um bem muito valioso e nós seguiremos atentos(as) aos desdobramentos relacionados ao SASSEPE.

Gestão Unir e Conquistar!