SINDJUD-PE OFICIA TJPE SOBRE RETOMADA DAS REUNIÕES PERIÓDICAS DO COMITÊ GESTOR DE PRIORIZAÇÃO DO 1° GRAU

por | abr 12, 2024 | Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!

O Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Pernambuco – SINDJUD-PE enviou um ofício ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Des. Ricardo de Oliveira Paes Barreto, pautando a atuação do Comitê Gestor de Priorização do 1° Grau.

No documento protocolado (confira aqui) nesta quinta-feira, 11 de abril, o Coordenador Geral do SINDJUD, Giuseppe Mascena, solicita a retomada das reuniões do Comitê e destaca a Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução 194. Em resposta ao cumprimento da Resolução, originou-se o referido Comitê no TJPE.

A falta de encontros regulares com os(as) integrantes do Comitê Gestor desregula o ritmo das discussões que são essenciais para a melhoria das dinâmicas no 1° grau, causando impacto nos servidores da jurisdição e de suas respectivas unidades de trabalho.

Neste momento, o 1° grau enfrenta mudanças com efeitos diretos aos trabalhadores e trabalhadoras do judiciário pernambucano, sem que haja encontros do Comitê de Priorização do 1° Grau para discutir tais transformações. O que vai contra o propósito da iniciativa, que deve atuar na interlocução entre a Rede de Governança de Priorização do 1° Grau, a Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário e Comitês Gestores Regionais, entre outras atribuições.

O SINDJUD-PE possui representação no Comitê Gestor de Priorização do 1° Grau e acredita que o uso efetivo deste dispositivo democrático deve ser incentivado e mantido no Tribunal de Justiça de Pernambuco para garantir a transparência, eficiência e participação da categoria nas decisões que afetam o funcionamento do sistema de judiciário e, consequentemente, o acesso à justiça pela população.

Gestão Unir e Conquistar!