SAIBA O QUE É ASSÉDIO MORAL VERTICAL DESCENDENTE E COMO IDENTIFICÁ-LO

por | jun 2, 2022 | Campanha Salarial, Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Se Liga Servidor!

O assédio moral no ambiente de trabalho é um mal que afeta a todos e todas, independente da estrutura organizacional da instituição. E essas práticas abusivas, que se manifestam de formas variadas, são divididas em quatro tipos: 1) Assédio Moral Vertical Ascendente; 2) Assédio Moral Vertical Descendente; 3) Assédio Moral Horizontal; 4) Assédio Moral Organizacional.

Até o lançamento da Campanha “Assédio Moral Nunca Mais”, no dia 15/06, o SINDJUD-PE vai compartilhar uma série de publicações mostrando como esse tipo de comportamento pode ser identificado no local do trabalho e como ele se configura.

Neste primeiro conteúdo, vamos falar sobre o assédio moral vertical descendente, que é visto como um dos mais comuns. Esse é o tipo de violência cometida por parte aqueles/as com função hierarquicamente superior dentro da organização, em qualquer tarefa de gerenciamento de equipes. Essas pessoas abusam do poder contra os seus subordinados no ambiente de trabalho.

Essa forma de assédio moral é vista, na prática, quando a pessoa que coordena equipes se vale da sua posição no ambiente de trabalho para humilhar, exigir que atividades sejam realizadas fora do expediente sob ameaças de retaliação ou não, impor metas impossíveis de serem realizadas em um curto período de tempo, entre outras, como os gritos, xingamentos, constrangimentos, tratamento ríspido e diferentes em relação a outros colegas de trabalho, sejam essas situações registradas em público ou de forma reservada.

Esses são alguns dos tantos exemplos de assédio moral que ainda acontecem com frequência nos espaços de trabalho. E que devem ser denunciados quando percebidos com você ou com um(a) colega.

Denunciando no sindicato, é possível lutar contra essa nefasta situação que prejudica e adoece o ambiente de trabalho. Não podemos ficar calados/as, pois isso ajuda a situação se perpetuar, ela deve ser combatida e erradicada.

Compartilhe esta publicação para que todos(as) saibam como o assédio moral é danoso e mais frequente do que imaginamos.

#PraCegoVer Arte gráfica em fundo azul marinho destaca a ilustração de uma silhueta na cor preta com expressão de raiva. Na imagem há ainda a ilustração de uma mulher que está no canto inferior direito, com expressão de medo em relação à ilustração anterior. A composição gráfica destaca o texto “Você sabe o que é assédio moral vertical descendente?”, acompanhado da marca da campanha do SINDJUD-PE contra o assédio e logomarca do Sindicato.