Filiado a:

SAIBA O QUE É ASSÉDIO MORAL MISTO E COMO AS VÍTIMAS SÃO IMPACTADAS NO LOCAL DE TRABALHO

por | jun 8, 2022 | Destaque Home, Notícias, Se Liga Servidor!

Um único tipo de assédio moral já é suficiente para impactar a vida das vítimas que passam por essa situação abusiva no ambiente de trabalho. Mas imagine um cenário em que essas práticas são somadas a outras, formando assim um tipo misto de ações assediadoras? Pode até parecer difícil de crer, mas esse comportamento existe.

Quando há o acúmulo do assédio vertical descendente, por exemplo, que é praticado por um(a) superior(a) hierárquico contra um(a) subordinado(a), somado ao assédio horizontal, quando a vítima também é alvo de outros colegas de trabalho que estão em sua mesma posição funcional na instituição, acontece o que é chamado de assédio moral misto.

De maneira geral, entende-se que a iniciativa da agressão tem início apenas com com um(a) autor(a), o que faz com que outras pessoas enxerguem nessas atitudes uma brecha para também assumirem comportamentos semelhantes contra as vítimas, seja de forma isolada ou contínua, em público ou reservadamente.

Assim como as outras formas de assédio precisam ser combatidas e enfrentadas diariamente, evitando que os ambientes de trabalho se tornem inseguros e que comprometam a saúde de seus trabalhadores e trabalhadoras, com o assédio moral misto não é diferente. É preciso combater!

As denúncias devem ser registradas no Sindicato, espaço seguro e que oferece assistência jurídica e direcionamento necessário para estes casos. Rompendo o silêncio, é possível romper ciclos de violência provocados por essas ações tão danosas para a vida de todos e todas no mundo do trabalho.

SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!

#PraCegoVer Imagem com a ilustração de uma mulher e várias mãos lhe tocando diferentes partes do corpo destaca detalhes de arte gráfica da campanha Assédio Moral Nunca Mais, do SINDJUD-PE, com a seguinte pergunta: você sabe o que é assédio moral misto?

Compartilhe:

Arquivo

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias no seu e-mail.

Você se inscreveu com sucesso!

Pular para o conteúdo