Resultado da Assembleia do dia 27/10/21 sobre auditoria das contas

por | dez 2, 2021 | Destaque Home, Notícias

No dia 27 de outubro de 2021 o SINDJUD-PE realizou Assembleia Geral Extraordinária, através da plataforma Google Meet, com as seguintes pautas: Balanço político e financeiro da Gestão Lutar e Vencer; Resultado da auditoria de contas da gestão “Com respeito e transparência”; outros encaminhamentos pertinentes às finanças e ao resultado da auditoria.

A assembleia teve início às 15h com o coordenador geral, Alcides Campelo, realizando o balanço político e financeiro correspondente a dezembro de 2020 até a data da assembleia, resgatando as principais atividades por eixos, além dos momentos importantes da categoria no ano e a evolução patrimonial no mesmo período. Importante salientar que em breve a equipe de comunicação divulgará a retrospectiva do ano de 2021, e será lançado o documento com o balanço completo do primeiro ano da Gestão Lutar e Vencer! no início do ano que vem.

Na sequência, foram relembrados os motivos da realização de uma auditoria de contas da gestão “Com respeito e transparência” e quando foi aprovado. Inúmeras dívidas trabalhistas, erros contábeis e pendências com a Receita Federal, inclusive algumas de antes mesmo da gestão citada. Confira mais detalhes clicando aqui.

Diante disso, em assembleia realizada no dia 22 de novembro de 2019 (Veja aqui!) foi aprovada a realização da auditoria. A diretoria atual chegou a oficiar tanto as pessoas responsáveis pelo período 2017/2018 quanto do período 2015/2016 para se pronunciarem acerca de tais pendências para a devida regularização de todo o período na Receita Federal. Além disso, tivemos que contratar serviço extra com o escritório de contabilidade para sanar todas as pendências, ou seja, refazer todas as contas anteriores para o formato contábil correto, conforme legislações vigentes, bem como retificar as declarações anteriores.

A palavra foi passada para o contador Renato Lucena, que apresentou o resultado da auditoria das prestações de contas. As pessoas responsáveis pelas finanças da gestão “Com respeito e transparência”, ex-tesoureira e ex-presidente, foram notificadas anteriormente, os quais não deram nenhum esclarecimento formal acerca dos pontos indicados. O resultado aponta para uma série de custos sem comprovação fiscal, além de algumas outras com problemas de documentação comprobatória insuficiente, dentre outros problemas de menor proporção.

O ex-diretor presidente, que estava presente na reunião, se pronunciou alegando que embora tenha tomado conhecimento do documento, faltou alguns detalhes para ter maior clareza do resultado (embora não tenha reportado em momento algum o fato, apenas na Assembleia). Em sua defesa informou que havia problemas na gestão que presidiu, com desentendimento com a tesoureira, dentre outros aspectos.

Assim, a categoria aprovou por unanimidade que seria concedido prazo extra até o dia 31 de janeiro para análise documental e contra apresentação de comprovações, e a auditoria será digitalizada com representante do sindicato e dos responsáveis pela direção no período de 2017/2018; Notificação dos antigos contadores para apresentar Balanço Patrimonial encerrado em 31/12/2017; Balanço patrimonial encerrado em 31/12/2018; Livro diário de 01/01/20217 a 31/12/2017; e a entrega das atas das reuniões de diretoria de 2017 e 2018.

#PraCegoVer Arte gráfica em fundo branco com o seguinte texto centralizado na cor azul e em destaque: Encaminhamentos da Assembleia de Balanço Político e Financeiro e resultado da Auditoria de Contas. Na parte inferior, gráfico com cinco colunas e uma uma seta na cor vermelha apontando para cima. No canto direito inferior está a logomarca do SINDJUD-PE.