O SINDJUD SOMOS NÓS: ENTENDA COMO FUNCIONA A DIREÇÃO E O CONSELHO FISCAL DO SINDICATO

por | ago 30, 2023 | Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!

Entender cada instrumento que compõe o Sindicato é importante para efetivar o conhecimento relacionado aos espaços deliberativos, consultivos e outras possibilidades da participação de servidores/as junto ao SINDJUD-PE. Nas próximas semanas a campanha “O SINDJUD SOMOS NÓS” elucidará por meio de uma série de conteúdos como funcionam cada uma dessas instâncias. Nesta publicação, destacamos o papel da Direção e do Conselho Fiscal da entidade.

Atualmente, a gestão administrativa do SINDJUD-PE é formada por uma direção colegiada subdividida em coordenações e áreas de atuação. As coordenadorias Geral, de Administração, Finanças, Assuntos Jurídicos e Imprensa e Comunicação integram a Coordenação Executiva. Além disso, somando-se às pastas de Formação Sindical, Política e Profissional; Previdência, Saúde e Segurança do Trabalho; Gênero, Raça e Etnia; e Cultura, Esporte e Lazer, representam os/as nove integrantes efetivos da Coordenação Plena. Com a alteração estatutária mais recente teremos ainda a Coordenação de Inclusão e Acessibilidade e a Coordenação de Interiorização, fortalecendo e ampliando nossa entidade representativa.

Entre a representação da categoria em âmbito estadual e nacional, seja em atividades de formação política e profissional, em mesas de negociação salarial ou na realização de atividades que fortaleçam a luta por direitos e integrem os servidores e servidoras do Tribunal de Justiça de Pernambuco, os/as coordenadores/as exercem o trabalho de condução do plano de ação e lutas da categoria.

Quem também desempenha um papel fundamental é o Conselho Fiscal, que é composto por três membros eleitos e empossados juntamente com a Diretoria do SINDJUD-PE. Fiscalizar a gestão financeira e patrimonial do Sindicato é uma das atribuições previstas no Estatuto para os conselheiros e conselheiras fiscais. Direção e Conselho Fiscal possuem mandato de três anos.

Amplie os conhecimentos verificando os detalhes na íntegra do Estatuto (clique aqui). Na próxima publicação da série iremos falar sobre a Assembleia Geral.