Lutar é verbo feminino: o dia 8 de março como marco histórico das lutas das mulheres

por | mar 8, 2023 | Destaque Home, Notícias, Se Liga Servidor!

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 8 de março. O terceiro mês do ano é referência para as lutas femininas desde o início do século XX, com a Revolução Russa e os momentos de mulheres operárias, mas foi somente em 1975 que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data como ponto central do debate em torno das pautas das mulheres.

O mês de março traz destaque para conquistas femininas importantes como o direito ao voto, ao trabalho, à independência financeira e à educação, mas evidencia que ainda há muitos passos importantes a serem dados na sociedade pela manutenção e efetivação de direitos já garantidos e o fomento de novos rumos pela igualdade de oportunidades e condições de vida.

As mulheres podem e devem estar nos espaços que desejarem, e isto é inquestionável. Mas as condições desses espaços devem ser pensadas e praticadas para assegurar que cada mulher tenha dignidade em fazer o que desejar, seja como servidora do judiciário, dirigente sindical, educadora, comunicadora, profissional da saúde, gestora de empresas ou qualquer segmento profissional, incluindo suas vivências e experiências no trabalho reprodutivo doméstico.

Nesta data o SINDJUD-PE reafirma o seu compromisso por uma sociedade mais justa e igualitária, com o desejo de que o mundo se torne um lugar mais seguro, inclusivo e digno para todas as mulheres, respeitando suas histórias de forma individual e coletiva e fomentando espaços de protagonismo.

Coletivo de Mulheres Flor de Mandacaru

Fortaleça esse movimento de resistência e luta feminina integrando o Coletivo de Mulheres Flor de Mandacaru, fundado em março de 2022 durante o I Encontro de Mulheres do SINDJUD-PE. Envie a sua mensagem para a Coordenação de Gênero, Raça e Etnia no seguinte e-mail e faça parte dessa construção ao nosso lado: [email protected].