Filiado a:

IMPACTO DAS FORTES CHUVAS DEMANDA AÇÕES PREVENTIVAS NO TJPE

por | fev 6, 2023 | Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!

Nas últimas horas o registro de intensas chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e algumas cidades do interior voltou a provocar transtornos na vida da população pernambucana. O deslizamento de uma barreira com uma vítima fatal e cinco pessoas feridas além de diversos pontos com alagamentos revelam mais uma vez o extrato do descaso do Poder Público com centenas de famílias.

Mesmo diante deste cenário e com os órgãos responsáveis pela metereologia com os avisos de alertas, e desde hoje cedo com fortes chuvas o TJPE não determinou a suspensão do expediente excepcionalmente nesta segunda-feira, dia 06/02, deixando efetivamente de prezar pela segurança e saúde de seus servidores e servidoras, além da população de usuário dos serviços do judiciário.

O primeiro alerta de chuvas foi emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC no domingo, dia 05/02, indicando “estado de observação” para a chegada das chuvas intensas. Um novo aviso meteorológico em “estado de alerta”, grau mais preocupante, foi divulgado nesta segunda-feira (6) informando sobre a continuação das chuvas na RMR, Zona da Mata e também no Agreste.

Servidoras(es) que iniciam o expediente de trabalho às 7:00 são especialmente afetadas(os), visto que as liberações do expediente, quando ocorrem, são informadas apenas após o deslocamento até o seu local de trabalho. Deslocamento este que apresenta risco à vida e ao patrimônio para os(as) que utilizam transportes próprios para chegar até o trabalho. É preciso que o Tribunal não somente acompanhe o que os institutos de meteorologia apontam para a previsão do tempo, mas que também possa agir de forma mais ágil nestas situações.

Registros de vídeos e fotos mostraram inúmeros prédios do TJPE com sérios vazamentos e comprometendo a segurança e o efetivo trabalho, com riscos de choque e sem condições alguma de trabalho, a exemplo do próprio Palácio da Justiça.

De acordo com Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indica que há possibilidade de chuvas fortes nos dias 9, quinta-feira, e especialmente dia 10, sexta-feira, quando as chuvas devem cair com força por toda a madrugada, de acordo com o Meteograma da referida instituição.

Portanto, é fundamental que o TJPE acompanhe e se posicione rápido, caso se confirme situações drásticas nos próximos dias. Vamos torcer que não haja transtornos, mas em existindo é preciso agilidade na suspensão do expediente.

Precisa de ajuda? Ligue para a Secretaria de Defesa Civil de Pernambuco (CODECIPE) nos seguintes telefones: 199 ou (81) 3181-2490.

SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!

Compartilhe:

Arquivo

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias no seu e-mail.

Você se inscreveu com sucesso!

Pular para o conteúdo