Filiado a:

II CONGRESSO DO SINDJUD-PE REÚNE DEBATES POLÍTICOS E DE CONJUNTURA E PROPORCIONA INTEGRAÇÃO COM SERVIDORAS(ES) DO TJPE

por | nov 11, 2022 | Destaque Home, Notícias, Se Liga Servidor!

Entre os dias 3, 4 e 5 de novembro de 2022 o Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Pernambuco – SINDJUD-PE reuniu servidores e servidoras do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na 2ª edição do seu Congresso com a categoria, realizado no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.

O primeiro dia de Congresso, na noite de quinta-feira (3/11), foi marcado pelo credenciamento das(os) participantes, distribuídos entre observadoras(es), delegadas(os), convidadas(os) e equipe de apoio. Logo em seguida, a mesa de abertura do evento saudou o público presente com falas potentes, reunindo os seguintes nomes e entidades: Alcides Campelo, Coordenador-Geral do SINDJUD-PE; Giuseppe Mascena, Coordenador de Administração do SINDJUD-PE e mediador da mesa; Arlete Rogoginski, Coordenadora-Geral da FENAJUD; Bernardino Fonseca, dirigente da Associação dos Servidores e Servidoras do Judiciário Brasileiro (ASJB); Oseas Borba Neto, representante do Sarau das Artes; Paulo Mansan, representante do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Rud Rafael, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Plácido Junior, da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Após a mesa de abertura, encerrando o primeiro dia de Congresso, foi a vez da mesa “Análise de conjuntura: os desafios à classe trabalhadora ante o cenário atual”, com mediação do coordenador de Formação Sindical, Política e Profissional do SINDJUD-PE, Hugo Andrade. Juliane Furno, economista-chefe do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), e o professor de história política da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Milton Pinheiro, foram os convidados para a análise política proposta pela mesa.

Segundo dia de Congresso

Na manhã do dia 04/11, a programação do Congresso foi marcada pela leitura e aprovação do regimento interno do Congresso, documento lido e analisado em conjunto pelas(os) congressistas. Após a leitura e aprovação do regimento, a programação deu lugar a mesa que discutiu sobre “A Realidade do Judiciário Brasileiro e os Desafios e Possibilidades à Organização Sindical”. Participaram da conversa: Mariana Figueiroa, Coordenadora de Assuntos Jurídicos do SINDJUD-PE e da ASJB; Karyna Almeida, Coordenadora de Gênero, Raça e Etnia do SINDJUD-PE e integrante do Coletivo de Mulheres Flor de Mandacaru, também do Sindicato; Alcides Campelo, Coordenador-Geral do SINDJUD-PE; Alexandre Santos, Coordenador-Geral da FENAJUD.

Após a pausa para o almoço, a programação do Congresso foi retomada na parte da tarde com a mesa redonda que pensou a comunicação como ferramenta de ação da luta sindical e o papel de servidor e servidora no fortalecimento dessa comunicação. Mediada pela Coordenadora de Imprensa e Comunicação do SINDJUD-PE e dirigente da FENAJUD, Ana Carolina Lôbo coordenou a fala dos convidados, entre eles o Jornalista do SINTECT-PI e escritor Antônio Alves, o Coordenador-Geral do SINDIJUS-SE, Jones Ribeiro, e o jornalista da agência “Nossa Comunicação” e membro da equipe de comunicação do SINDJUD-PE, Yuri Nery.

Encerrada a mesa de comunicação e retomada a programação após um coffee break servido para todas(os), foi a vez de iniciar a apresentação das teses de alteração estatutária e políticas enviadas para o II Congresso. Com a presença da assessoria jurídica do SINDJUD-PE dando suporte, a apresentação das teses foi seguida dos debates nos cinco grupos de trabalho divididos para discutir as propostas e o rumo da luta da categoria.

Em todas as mesas as(os) congressistas tiveram momento de fala livre para contribuir ao debate do tema proposto, seja por meio de perguntas e/ou comentários que foram atenciosamente respondidos pelas(os) convidadas(os) de cada mesa, assim como esclarecimentos e dúvidas por parte da diretoria do SINDJUD-PE quando solicitados em relação ao Congresso. Com o tema “Interpretar o mundo e transformá-lo: às lutas e vitórias!”, a novidade neste ano foi a transmissão ao vivo dos debates, que se deu através do canal do Sindicato no YouTube. O conteúdo pode ser visto a qualquer momento acessando a TV SINDJUD-PE (clique AQUI).

Intervenção Cultural

Com uma mistura de ritmos e expressões artísticas, a intervenção cultural do Balé Cultural de Pernambuco encerrou o 2° dia de Congresso com muito maracatu e frevo, contando com a interação das(os) congressistas em um grande arrastão de frevo. Momento fundamental para a difusão da cultura, assim como de lazer e leveza após as intensas horas de análise, debate e imersão nas discussões propostas pelo Congresso.

Congressinho SINDJUD-PE

Enquanto as mães, pais e responsáveis estavam participando do Congresso, os pequenos e as pequenas puderam aproveitar a programação infantil pensada para entreter e divertir as crianças no Congressinho do SINDJUD-PE. Com a proposta de semear (as)os sindicalistas do futuro por meio da inclusão das crianças nos espaços onde mães e pais estão participando de espaços de decisão e construção politica, o espaço montado em salão especial também localizado no Hotel Jangadeiro recebeu atividades teatrais, recreação, lanches, contação de histórias, além de toda a assistência e cuidados necessários durante o período em que estiveram envolvidas na programação.



Terceiro e último dia de Congresso

A programação da manhã de sábado, dia 5/11, contou com uma Assembleia Geral Extraordinária na Plenária Final do Congresso, com o objetivo de aprovar as teses de alterações estatutárias, políticas moções debatidas e apresentadas durante a programação do evento. A assembleia híbrida e exclusiva para filiadas(os) ocorreu de forma presencial, no Hotel Jangadeiro, e virtual, com transmissão pela plataforma Google Meet. A assembleia contou com a presença de uma tabeliã, representante do Cartório responsável por chancelar as alterações do estatuto do Sindicato, assim como a presença da equipe jurídica do SINDJUD-PE.

Acompanhe os canais oficiais de comunicação do SINDJUD-PE e veja, nos próximos dias, detalhes sobre os encaminhamentos e deliberações do II Congresso.

SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!

Compartilhe:

Arquivo

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias no seu e-mail.

Você se inscreveu com sucesso!

Pular para o conteúdo