FINANÇAS: CONFIRA OS ENCAMINHAMENTOS DA ASSEMBLEIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS REALIZADA NO DIA 20/02/2024

por | mar 1, 2024 | Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!, Teleassembléias

No dia 20 de fevereiro de 2024 o SINDJUD-PE realizou Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas com servidores e servidoras filiadas à entidade. Os/as participantes foram apresentados às seguintes pautas: 1. Balanço político, financeiro e patrimonial; 2. Análise e aprovação das contas do SINDJUD-PE de julho a dezembro de 2023 e até o dia 12 de janeiro de 2024, quando encerrou a Gestão Lutar e Vencer; 3. Outros encaminhamentos de ordem financeira e patrimonial.

Essa foi a maior assembleia de prestação de contas do SINDJUD-PE, que chegou a ter a presença de aproximadamente 100 filiados/as em sala virtual e privada da plataforma de videoconferência Google Meet. O formato remoto possibilitou e facilitou a participação dos/as colegas lotados em regiões mais afastadas da Capital, como as Zonas da Mata Norte e Sul, Agreste e Sertão.

No primeiro ponto de pauta o então Coordenador Geral da Gestão Lutar e Vencer, Alcides Campelo, fez uma breve análise política, financeira e patrimonial com destaque para o avanço da estrutura atual da entidade, com melhores condições de atendimento à categoria e do trabalho sindical. Em seguida, a então Conselheira Fiscal, Diclea Cordeiro, leu o parecer dessa instância em que indicou a aprovação das contas sem ressalvas, após a análise detida das contas, documentos e peças contábeis. Ana Ataíde, responsável pela pasta de Finanças do Sindicato durante a Gestão Lutar e Vencer, esclareceu questionamentos relacionados aos dados apresentados, ilustrando ponto a ponto com as devidas justificativas e devida atenção.
Na sequência, uma série de dúvidas apresentadas em documento protocolado na sede da entidade foi esclarecida.

Em seguida foi aberto o momento para a categoria analisar e esclarecer outros detalhes, assim como realizar críticas e sugestões. Com um bom número de intervenções e debates de qualidade, os/as servidores/as e a atual direção do SINDJUD-PE estabeleceram alguns consensos de aperfeiçoamento na forma de organização e transparência, e outros temas divergentes e/ou polêmicos serão aprofundados em um evento específico.

Em votação as contas foram aprovadas sem ressalvas, conforme o parecer do Conselho Fiscal. Foram contabilizados 45 (quarenta e cinco) votos de aprovação, 11 (onze) de reprovação e 1 (um) de abstenção.

Os encaminhamentos da assembleia para aperfeiçoamento foram:

• Realização de uma Plenária para debater concepção sindical acerca de aspectos financeiros, contábeis, organizacionais e estruturais (algumas polêmicas e divergências apresentadas na assembleia serão aprofundadas e debatidas neste evento com data a definir);
    • Melhor detalhamento na classificação contábil, com o objetivo de facilitar o acompanhamento geral dos custos e investimentos do Sindicato;
    • A direção atual do SINDJUD-PE se comprometeu em manter o dia de conferência documental e contábil, com o atendimento na sede aos filiados e filiadas, a cada vez que os balancetes forem disponibilizados no site e não apenas na ocasião da realização da assembleia de prestação de contas.
  • Alcides Campelo, então Coordenador Geral e atual Coordenador de Finanças do SINDJUD-PE, entende que o Sindicato sai fortalecido desse momento. “É importante que os filiados e filiadas acompanhem com o mesmo afinco as assembleias de prestação de contas, tal qual as de campanha salarial. Afinal, é o investimento da nossa contribuição para a luta e melhoria dos serviços da nossa entidade representativa. Saímos desta assembleia com vários aperfeiçoamentos que vão fortalecer a nossa transparência!”, observou.

Os servidores e servidoras filiadas previamente inscritos/as na Assembleia Ordinária e que estiveram presentes no encontro virtual deliberaram sobre as pautas apresentadas com espaço de fala aberto para sugestões, intervenções e votos. No YouTube, onde a assembleia também foi transmitida por meio da TV SINDJUD-PE, canal oficial do Sindicato, foi possível acompanhar os detalhes apresentados e as informações gerais (assista aqui).

INOVAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

No dia 19 de fevereiro de 2024, um dia antes da Assembleia, a representação da Coordenação Geral, de Administração e de Finanças da Gestão Lutar e Vencer, junto com o jurídico e a contabilidade, se colocou à disposição na sede do Sindicato para prestar esclarecimentos de ordem financeira e contábil relacionados aos balancetes disponibilizados no site da entidade (veja aqui). A iniciativa visava possibilitar a melhor compreensão da situação financeira do Sindicato antes do momento da Prestação de Contas, uma ação que inova ao dar destaque a transparência das contas do SINDJUD-PE.

PLENÁRIA SOBRE ORGANIZAÇÃO, ESTRUTURA E FINANÇAS

Em caráter formativo, o SINDJUD-PE realizou em dezembro de 2023 a Plenária sobre Organização, Estrutura e Finanças. Esse foi mais um gesto de transparência e aperfeiçoamento das boas práticas da entidade com a categoria, além de representar uma excelente oportunidade para que todos/as possam entender o percurso que é responsável pela ordem de aspectos que são fundamentais para o bom funcionamento da engrenagem administrativa do trabalho sindical (assista aqui).

Gestão Unir e Conquistar