FERIADO CELEBRA OS 196 ANOS DA CRIAÇÃO DOS CURSOS JURÍDICOS NO BRASIL

por | ago 14, 2023 | Destaque Home, Notícias, Se Liga Servidor!

Hoje celebramos um marco fundamental na história do nosso país: o Dia da Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, comemorado em 11 de agosto. Há 196 anos, as bases para a formação de juristas e advogados/as foram estabelecidas, contribuindo significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

A importância dos cursos jurídicos vai além do conhecimento técnico e teórico transmitido aos estudantes. Eles desempenham um papel vital na promoção do Estado de Direito e na defesa dos direitos e liberdades individuais. Por meio desses cursos, profissionais aprendem a interpretar e aplicar as leis para que todos e todas tenham a chance de serem tratados/as com igualdade.

O dia 11 de agosto também é visto como uma das conquistas do processo de Independência do Brasil, já que antes da criação dos cursos jurídicos no país, era necessário que os interessados e interessadas em cursar Direito se deslocassem até a Universidade de Coimbra, em Portugal, onde o curso era ministrado.