ENTENDA COMO O ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL SE ESTRUTURA NO LOCAL DE TRABALHO

por | jun 16, 2022 | Destaque Home, Notícias, Se Liga Servidor!

O assédio moral no ambiente de trabalho pode partir de um superior hierárquico para um subordinado, entre os próprios colegas, e de mais algumas outras formas que já comentamos em nossa série de publicações sobre o tema. Mas você sabia que essa prática também pode estar ligada aos processos de gestão de uma empresa? A gente explica como isso acontece!

Com o objetivo de alcançar determinados objetivos e metas, algumas empresas e instituições acabam aderindo de maneira consciente e intencional, a formas violentas de chegar até esses resultados. O assédio moral organizacional está entre os meios utilizados de maneira sistemática em estratégias que desestabilizam e adoecem o trabalhador e a trabalhadora.

Situações que envolvem uma rotina de trabalho com pressão, constrangimento e humilhação associados a comportamentos que limitam e/ou monitoram o rendimento individual e da equipe. Metas abusivas e ritmos acelerados de trabalho sendo impostos como regras também se enquadram como assédio moral organizacional, assim como demandas e contatos direcionados além do horário do expediente estabelecido

Seja o assédio moral cometido pela organização, por lideranças, colegas e afins, o fato é que esse tipo de comportamento deve ser denunciado. Não se cale! Procure o sindicato e denuncie para que juntos e juntas possamos erradicar esse grave marcador de adoecimento e violência.

#PraCegoVer Imagem com a ilustração de um computador com pessoas saindo do visor e acuando uma pessoas que está sentada em uma mesa destaca os detalhes de arte gráfica da campanha Assédio Moral Nunca Mais, do SINDJUD-PE, com a seguinte pergunta: você sabe o que é assédio moral organizacional?