EM ASSEMBLEIA VIRTUAL, CATEGORIA ELEGE DELEGAÇÕES PARA ATIVIDADES DA ASJB E FENAJUD

por | mar 29, 2024 | Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!, Teleassembléias

A assembleia geral extraordinária realizada através do Google Meet na tarde do dia 19 de março de 2024 reuniu servidores(as) do judiciário pernambucano filiados(as) ao SINDJUD-PE. No encontro o Coordenador de Finanças, Alcides Campelo, realizou um resgate histórico da participação do SINDJUD na Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e na Associação dos Servidores e Servidoras do Judiciário Brasileiro (ASJB).

Dando continuidade às apresentações, a dirigente Mariana Figueiroa, que é Coordenadora de Assuntos Jurídicos do SINDJUD-PE e ASJB, explicou que a Associação fundada em 2021 surgiu como uma estratégia jurídica e política para Fenajud. Mais especificamente jurídica, ao garantir legitimidade para seguir com demandas específicas no Supremo Tribunal Federal (STF), a exemplo da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que apenas partidos políticos, confederações e associações de âmbito nacional podem ingressar. “Fazer parte da ASJB, e inclusive fazer parte da gestão, enquanto dirigente da ASJB, é um ganho político para o SINDJUD-PE, para a nossa categoria de servidores do Judiciário, mas fundamentalmente é um ganho jurídico, porque é partir dela é que a gente alça a legitimidade ativa processual perante o STF”, explicou.

Ana Carolina Lôbo, Coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional da FENAJUD e de Imprensa e Comunicação do SINDJUD-PE, comentou sobre o trabalho realizado pela Federação nos últimos três anos, defendendo nacionalmente as demandas da categoria nos estados e as pautas nacionais. “A Fenajud representa hoje quase a totalidade dos sindicatos estaduais, defende os valores democráticos para a sociedade e o judiciário e luta pelos direitos de servidoras e servidores em âmbito nacional. Sendo assim, integrar a Fenajud é somar esforços por um judiciário mais humano para nós que somos trabalhadores/as, pois a solidariedade e a união entre nós são o que nos fortalece para fazer frente a uma realidade de tentativas de retirada de direitos e precarização. Juntas e juntos somos fortes!”, enfatizou.

Na assembleia conduzida pelo Coordenador Geral Giuseppe Mascena, foram aprovadas por unanimidade as duas delegações indicadas pela direção do Sindicato para representar a categoria nas atividades da ASJB e FENAJUD. Confira a seguir os detalhes da composição das delegações e mais informações das atividades que serão realizadas em Abril e Junho de 2024.

Delegação para Assembleia Geral Ordinária da ASJB, no dia 5 de abril de 2024, com início às 10h, de forma híbrida, em sua parte presencial na cidade de Belém-PA:

Participação presencial

Mariana Figueiroa – Coordenadora de Assuntos Jurídicos da ASJB e SINDJUD-PE (Delegada nata)
Giuseppe Mascena – Coordenador Geral
Ana Carolina Lôbo – Coordenadora de Imprensa e Comunicação do SINDJUD-PE e de Gênero, Etnia e Geracional da FENAJUD
Alcides Campelo – Coordenador de Finanças

Participação Remota

Jordanna Monteiro – Coordenadora de Formação Sindical, Política e Profissional
Karyna Almeida – Coordenadora de Administração
Hugo Andrade – Coordenador de Previdência, Saúde e Segurança do Trabalho
Keilla Reis – Coordenadora de Gênero, Raça e Etnia (Suplente)

Delegação para o XIII Congresso da FENAJUD, a ser realizado no Rio de Janeiro-RJ, de 6 a 8 de junho de 2024:

Ana Carolina Lôbo – Coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional da FENAJUD e de Imprensa e Comunicação do SINDJUD-PE (Delegada nata)

1 – Alcides Campelo – Coordenador de Finanças
2 – Karyna Almeida – Coordenadora de Administração
3 – Giuseppe Mascena – Coordenador Geral
4 – Joyce Araújo – Conselho Fiscal
5 – Keilla Reis – Coordenadora de Gênero, Raça e Etnia
6 – Mariana Figueiroa – Coordenadora de Assuntos Jurídicos (SINDJUD-PE e ASJB)

Representantes da base

7 – Evandro Duarte – Servidor
8 – Jaque Fraid – Servidora
9 – Maria Helania – Servidora
10 – Pedro Wallisson – Servidor

Suplentes (ordem da suplência)

1 – Hugo Andrade – Coordenador de Previdência, Saúde e Segurança do Trabalho
2 – Luana Valença – Conselho Fiscal
3 – Adleiton Torres – Coordenador de Interiorização
4 – Diclea Cordeiro – Coordenadora de Cultura, Esporte e Lazer

Critérios para a composição da delegação: mescla entre a gestão (Direção e Conselho Fiscal), regionalização (Representantes da Capital, Metropolitana e Interior), gênero, raça e etnia (Diversidade) e disponibilidade.

Gestão Unir e Conquistar!