Filiado a:

CONSTRUÇÃO COLETIVA E CONSCIÊNCIA FEMINISTA MARCAM O 2° ENCONTRO DE MULHERES DO SINDJUD-PE

por | fev 10, 2023 | Destaque Home, Formação Política, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!

Com o tema “Consciência feminista: da indignação individual à construção coletiva”, nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2023 as servidoras do judiciário pernambucano e convidadas se reuniram no Hotel Villa d’Oro, em Recife-PE, para a 2ª edição do Encontro de Mulheres promovido pelo SINDJUD-PE.

Com a participação de servidoras da Capital e do Interior, de dirigentes sindicais de outros estados e das funcionárias do SINDJUD-PE, na noite do dia 3 de fevereiro as Coordenadoras Karyna Almeida e Ana Carolina Lôbo deram início à programação com uma mensagem de boas vindas direcionada para as participantes. Seguindo com a atividade, o Encontro contou com um pocket show da cantora Maria Pérola com a participação especial da cantora Blera Alves. Em momento de fala da Coordenadora de Saúde da Fenajud e presidenta do SINJUSC, Carol Costa enfatizou a importância de as lutas das mulheres não serem tratadas como de nicho, mas como uma pauta muito mais ampla.

Ainda na abertura, o Coordenador Geral do SINDJUD-PE, Alcides Campelo lembrou e homenageou a atuação de Cristina Isabel, a primeira e única presidenta que já atuou na diretoria do Sindicato. A palestra da professora Doutora em História, Suzana Veiga, destacou a questão da invisibilidade das mulheres em percurso histórico que levou ao debate entre as mulheres presentes.

A servidora Joyce Araújo, que participou do Encontro na companhia da filha pequena e do filho recém nascido, destaca a abordagem histórica sobre o apagamento das mulheres na sociedade como ponto de destaque entre as discussões propostas. “Participar do Encontro de Mulheres SINDJUD-PE, para mim é sempre muito gratificante. Assim como o primeiro, esse II Encontro também superou minhas expectativas positivamente. Discutir aspectos do “apagamento da individualidade das mulheres” foi o ponto que mais me chamou atenção. Nos permitiu refletir, o quanto ao longo da história, a mulher é silenciada socialmente e os reflexos disso não só para nossas vidas, mas, as reverberações nos mais distintos espaços sociais. Eventos como esse, nos leva a sair da nossa zona de conforto e galgar cada vez mais espaços que com as rotinas de trabalho, acabamos esquecendo que são fundamentais para uma sociedade com mais equidade. Nos possibilita refletir sobre o quanto é importante sairmos da indignação individual para uma construção coletiva, como a temática do Encontro foi sabiamente pensada. E assim como outras colegas, já saí com a expectativa para o próximo. O SINDJUD-PE está mais uma vez de Parabéns por essa maravilhosa iniciativa de contribuição ao empoderamento das servidoras do Judiciário Pernambucano”, elogiou.

Para Ana Carolina Lôbo, dirigente da pasta de Gênero, Etnia e Geracional da Fenajud e Coordenadora de Comunicação e Imprensa do SINDJUD-PE, o II Encontro de Mulheres cumpriu o seu papel de construção coletiva entre as participantes. O evento cumpriu o objetivo de sensibilizar as mulheres a despertar para as questões que envolvem o apagamento da nossa história. De a gente buscar perceber em quantos momentos a gente age como se não houvesse uma história pregressa das mulheres, como se a gente nunca tivesse construído nada mesmo sendo metade da humanidade”, comentou.

“O evento conseguiu trazer à tona em todas as falas as diferentes formas em que nós somos apagadas. Seja através do menosprezo das nossas formas de existir, as formas que a nossa socialização nos trouxe. Seja do nosso corpo, quando a gente aprende que uma mulher adequada é uma mulher que está calada, uma mulher que está quietinha, é uma mulher que não incomoda. Então, em todos os aspectos nos conseguimos trazer isso e nós conseguimos trazer o sentimento de que unidas nós podemos vencer esse cenário (…) e é para isso que existem espaços como o desse encontro. Para dizer as pessoas que nós não abrimos mão de sermos gente”, complementou Ana Carolina Lôbo.

SEGUNDO DIA DE ENCONTRO

Na manhã do dia 4 de de fevereiro a programação foi retomada com a palestra apresentada pela Socióloga Thaysa Barbosa e a Doutora e Mestra em Comunicação Maria Carolina Medeiros, com mediação da Coordenadora de Assuntos Jurídicos do SINDJUD-PE e ASJB, Mariana Figueiroa. Juntas elas conversaram sobre a socialização feminina e como a construção dessa socialização é pautada e imposta a partir dos interesses e vontades dos outros e não delas mesmas, tendo como referência a história da personagem do filme de animação A Pequena Sereia. A manhã do segundo dia de atividades também contou com uma oficina de dança com a professora Briê Silva. O momento de interação e diversão proporcionou não somente a movimentação do corpo, mas despertou possibilidades para a criação de uma consciência corporal em cada participante.

Karyna Almeida, Coordenadora de Gênero, Raça e Etnia do SINDJUD-PE e integrante do Coletivo de Mulheres Flor de Mandacaru menciona o quão especial foi produzir a atividade, que proporcionou uma troca de experiências intensa e carregada de emoção. “Sabe quando a gente é criança e não consegue dormir, esperando o primeiro dia de aula? Pois eu estava me sentindo assim enquanto organizava junto com Carol Lôbo, nossa coordenadora de comunicação, o II Encontro de Mulheres. Foram momentos maravilhosos, cheios de compartilhamento, brilho, emoção e felicidade como tudo aquilo que nós, mulheres da gestão Lutar e Vencer, nos propomos a fazer para e com as mulheres da nossa categoria. Tantas mulheres incríveis palestrando, trazendo sua arte e trocando experiências e saberes! Mal posso esperar pelo próximo”, enfatizou.

Após o almoço, a roda de diálogos intitulada “Juntas andamos melhor: o florescer de uma ética feminista” reuniu as palestrantes Suzana Veiga, Maria Carolina Medeiros e Thaysa Barbosa pensando sobre a necessidade de encontrar um feminismo que abrace a todas as mulheres com os devidos recortes de raça e classe social, reconhecendo e abraçando as diferenças de cada uma e entendendo que não existe mulher privilegiada quando estamos falando da garantia de direitos, visto que todas merecem ter seus corpos, escolhas e vivências respeitadas e preservadas.

“O SINJUSC fez questão de participar do evento de mulheres do SINDJUD-PE com todas suas diretoras liberadas porque reconhece o protagonismo das dirigentes sindicais na construção de um sindicalismo que possibilite a participação das mulheres de maneira saudável, se tornando com isso mais próximo das pautas dos trabalhadores, uma vez que nos judiciários somos a maioria. Nós entendemos ser uma oportunidade para aprendizagens e trocas e esperamos caminhar por muito tempo ao lado das companheiras”, disse Carolina Costa, presidente do SINJUSC e dirigente da FENAJUD.

O FLORECER DE UMA ÉTICA FEMINISTA

Ao final do Encontro, foi realizada a entrega de um colar com uma Flor de Mandacaru pintada manualmente em aquarela, como um símbolo da ética feminista amplamente debatido nas mesas da programação, para que as mulheres carreguem consigo e lembrem do compromisso de união e fortalecimento umas com as outras independente das suas diferenças.

“É um evento que já está na minha agenda familiar, vai ficar na minha agenda de vida, na minha agenda sindical. Para mim, encontros como esse reafirmam o compromisso de nós mulheres servidoras do judiciário pernambucano, o compromisso com essa luta sindical. Com as pautas de interesse coletivo, feminino, feminista. E para além disso, é um evento que me fortalece como servidora, mulher e negra. Estar ocupando um espaço como esse me deixa cada vez mais feliz de estar mostrando e deixando claras as minhas necessidades enquanto servidora mulher negra e reencontrando pessoas, encontrando pessoas que têm as mesmas lutas que você, outras mulheres, com outras vivências. Eu acho que é um evento que nos faz crescer enquanto ser humano”, afirmou Keilla Reis, pedagoga do TJPE.

Nos preparativos para a 5ª edição do Bloco Brinque Com Isso Não, que com o tema “Lutar é Verbo Feminino” marcou o encerramento do II Encontro de Mulheres, as mulheres puderam customizar seus abadás com brilhos, pedras e muitas cores sob as orientações e direcionamentos da artista Maria Caxiado, quem ofereceu suporte na confecção de cada peça usada pelas participantes do Encontro na festa que aconteceu na noite do sábado, dia 4 de fevereiro, na Casa Rosada Recepções, no bairro do Rosarinho. Para que todas chegassem ainda mais produzidas ao Bloco, a maquiadora Amanda Gomes fez um trabalho de maquiagem personalizado para que as participantes do Encontro tivessem uma noite de celebração ainda mais especial.

RECREAÇÃO PARA FILHOS E FILHAS DAS PARTICIPANTES

Assim como no I Encontro de Mulheres, realizado em março de 2022, esta segunda edição garantiu hospedagem e alimentação não apenas para as mulheres participantes, mas também para seus filhos e filhas de até 12 anos, bem como espaço para recreação dos pequenos e pequenas. Essa iniciativa do SINDJUD-PE é mantida como um compromisso para que mais mulheres participem das atividades realizadas pelo Sindicato e tenham o suporte que muitas das vezes não está ao alcance de todas no dia a dia.

VEJA COMO FOI A 1ª EDIÇÃO DO ENCONTRO DE MULHERES DO SINDJUD-PE, REALIZADA EM MARÇO DE 2022

SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!

Compartilhe:

Arquivo

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias no seu e-mail.

Você se inscreveu com sucesso!

Pular para o conteúdo