COMUNICAÇÃO ANTIRRACISTA É TEMA DO XI ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DA FENAJUD

por | set 25, 2023 | Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!

A comunicação antirracista foi o tema central das discussões do XI Encontro de Comunicação da Fenajud, realizado na cidade de Natal no dia 16 de setembro de 2023, no estado do Rio Grande do Norte, com representantes sindicais e profissionais de comunicação de sindicatos do judiciário de diferentes regiões do país.

A mesa de palestras da manhã contou com a participação do jornalista Yuri Nery, que atua na comunicação do SINDJUD-PE, tratando do tema “Desafios para uma comunicação antirracista – Vivências dos
profissionais de comunicação pretas e pretos”. Também contribuiram para o debate o comunicador Caique Oliveira (BA) e as comunicadoras Daiana Sacramento e Andressa Oliveira (DF).

Em sua terceira participação no Encontro da Fenajud, Yuri Nery avalia o impacto da participação no evento, desta vez como palestrante. “Essa foi uma excelente oportunidade para conhecer novas histórias e traçar novos horizontes por meio da comunicação e assim continuar lutando contra o racismo em todas as esferas da nossa sociedade. Fazer isso de forma coletiva, tendo os meus pares ao meu lado, fortalece nossa luta na caminhada contra o racismo nos espaços de poder e decisão”, enfatiza.

Na parte da tarde foi exibido o Documentário “Sociedade dos Grilhões – É preciso enegrecer a Justiça”, com direção de Thiago Köche e produção da Comunicação do Sindjus/RS. O filme foi apresentado pelo diretor de comunicação do Sindjus-RS, Marco Velleda, e pelas comunicadoras do Sindicato Joice Proença e Juliana Campani.

Dando continuidade na programação, a Dra Kelly Quirino – Consultora em Gênero e Raça. Doutora em Comunicação pela UNB e Mestre em Comunicação Midiática conduziu a mesa “Questões raciais e os desafios da cobertura sindical – O Antirracismo na prática: O que há pela frente?”. Em sua fala, Kelly Quirino enfatizou sobre a necessidade de levar o debate antirracista para as pastas das comunicações, dessa forma sendo antirracista em todos os momentos e espaços.

Ana Carolina Lôbo, Coordenadora de Imprensa e Comunicação do SINDJUD-PE e de Gênero, Etnia e Geracional da Fenajud, destaca detalhes sobre a participação no Encontro. “Achei excelente, porque a gente pôde refletir a respeito não só do que é racismo, da necessidade de ser antirracista na sociedade que a gente vive, mas também o quão mais amplo isso é do que um post nas redes sociais em determinadas datas do ano.
Inclusive passando pela forma como a gente contrata, enquanto sindicatos, enquanto empregadores, enquanto a gente verifica se a gente tem coerência mesmo na forma como a gente trata as pessoas negras que a gente está contratando”, refletiu.

Sobre a palestra da Dra. Kelly Quirino, Ana Carolina Lôbo acredita que o momento provocou “muitas reflexões sobre a forma como esses valores racistas são difundidos de maneira que a gente nem percebe na mídia. Mas claro que com um olhar crítico a gente consegue perceber. São introjetados através disso e acho que foi uma troca de experiências muito rica em relação ao que os outros sindicatos estão fazendo, a preocupação de começar a fazer, de como fazer, de como facilitar isso. O encontro mostra que é nessa troca, dessa forma colaborativa, coletiva, que a gente vai conseguir fazer isso ouvindo uns aos outros com respeito, entendendo a particularidade de cada um e o nosso lugar nessa pauta”, complementou.

O Coordenador de Administração do SINDJUD-PE Giuseppe Mascena, que também participou no Encontro de Comunicação da Fenajud representando o Sindicato, detalha sobre sua experiência. “Aconteceram vários depoimentos de pessoas que, por mais qualificadas que sejam, têm suas opiniões invisibilizadas, têm suas competências questionadas, seja de forma sutil, ou de forma mais clara. E a partir de tais depoimentos se ressaltou a importância de que a comunicação de cada sindicato seja feita de forma antirracista. De que a comunicação de cada sindicato tenha essa preocupação cotidiana de fortalecer essa luta que é, sim, estrutural, que está muito forte no judiciário estadual de Pernambuco e que precisa ser combatida cotidianamente. E não há arma sindical mais forte do que a comunicação”, observou.

Entre os encaminhamentos do Encontro, foi proposta e debatida a importância de uma entidade do porte da Fenajud de defender em sua pauta nacional a indicação de uma ministra negra pelo atual Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, para o Supremo Tribunal Federal (STF).