CATEGORIA APROVA ESTADO DE GREVE E MARCA DATA DE NOVAS MOBILIZAÇÕES DURANTE ASSEMBLEIA COM PASSEATA HISTÓRICA

por | maio 26, 2023 | Campanha Salarial, Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!

Cerca de 1 mil servidores/as de aproximadamente 40 comarcas do Tribunal de Justiça de Pernambuco se reuniram nesta quinta-feira (25/05) em frente ao edifício Paula Baptista, no Centro do Recife, para Assembleia Geral e Ato Político do SINDJUD-PE com a participação da ASPJ-PE e do SINDOJUS-PE, momento que deliberou sobre os próximos passos da luta por isonomia, respeito, justiça e dignidade no TJPE.

Na ocasião, servidores/as de todas as regiões do estado, entre ativos/as e aposentados/as aprovaram os seguintes encaminhamentos: 1) Ato com passeata pelo Palácio da Justiça e Palácio do Governo, realizado logo após a assembleia; 2) Ato na Esmape no dia 29/05, no dia do Pleno, às 13h, lutando pela isonomia no TJPE e por alterações no PL 10/2023; 3) Continuar em Estado de Alerta e Mobilização permanente; 4) Operação “sem valorização, sem metas”; 5) Estado de Greve; 6) Assembleia Geral no dia 02/06, às 14h, em frente ao Edf. Paula Baptista, em Recife-PE, com a pauta de deliberação de greve caso não haja isonomia e alterações no PL da reposição salarial.

Salientando a importância das negociações e do diálogo, o Coordenador Geral do SINDJUD-PE, Alcides Campelo, destacou que a deflagração de uma greve é a última instância do movimento por valorização profissional e isonomia. Mas que não havendo alterações no PL da reposição salarial, a categoria irá decidir se adere ou não ao movimento grevista definitivo.

Veja imagens da assembleia, ato e passeata na galeria abaixo:

A íntegra do ato político, assembleia e passeata pode ser conferida na TV SINDJUD-PE, no YouTube. Com mais de 550 curtidas, a transmissão contou com cerca de 350 pessoas acompanhando simultaneamente e já ultrapassa 2,7 mil visualizações totais (ASSISTA AQUI). Intervenções com poesias, apresentação teatral e com grupo de maracatu evidenciaram as injustiças que ainda são perpetuadas no TJPE.

Além de acompanhar a mobilização por meio da live, servidores/as que não puderam comparecer ao ato e assembleia registraram fotografias trajando roupas pretas em LUTO POR JUSTIÇA em frente aos fóruns de trabalho. Na passeata até o Palácio da Justiça e que finalizou em frente ao Palácio do Campo das Princesas, com o apoio de carros de som e palavras de ordem a categoria pediu por JUSTIÇA PARA QUEM FAZ JUSTIÇA, lema da campanha salarial 2023, erguendo faixas, cartazes e defendendo a reabertura da negociação em microfone aberto.

Entre apoios locais e nacionais, a mobilização também contou com a participação de representantes do SINPOL-PE, SINDSEMP-PE, CUT-PE, FENAJUD, SERJAL, SINDJUSTIÇA-CE, Grupo Teatral João Teimoso e da Deputada Estadual Dani Portela.