Categoria aprova avanços, mas a luta continua!

por | mar 11, 2022 | Campanha Salarial, Destaque Home, Notícias

Nesta quarta-feira, dia 9 de março de 2022, servidores/as do TJPE aprovaram por unanimidade, durante Assembleia Geral realizada na área externa do Fórum Rodolfo Aureliano, em Recife-PE, a proposta de acordo salarial 2022 negociada entre o SINDJUD-PE e o Tribunal, sem prejuízos de continuar na luta por mais avanços das reivindicações, especialmente: a) buscar ainda esse ano a garantia do IPCA para 2023, acrescido de recuperação de perdas históricas; b) alterar plano de cargos, principalmente na retirada das cláusulas de barreira; c) equiparação do auxílio-alimentação; d) recomposição das perdas nas verbas indenizatórias e gratificações; e) médico social e creche. Portanto, seguir agora em estado de vigília permanente.

Esse é um acordo histórico, pois há um avanço em vários itens ao mesmo tempo, fato raro nas mesas de negociações, além de projetar avanços ainda em 2022 e até mesmo 2023. Ao todo avançamos em 14 itens de um total de 33, com boas perspectivas de avanço concreto em mais 12 itens, e com alguns esperando resposta de setor específico, a exemplo dos itens vinculados à ESMAPE. Esse é só o início do nosso avanço geral, pois teremos uma mesa de negociação permanente.

O acordo contemplou 10,06% de reposição inflacionária referente ao ano de 2021, com efeito para as funções gratificadas e o risco de vida e insalubridade; reajuste de 19,99% no auxílio-alimentação; reajuste de 6% para 10% do vencimento base no reembolso com saúde, bem como o retorno do pagamento dos R$ 150, com efeito retroativo a data de suspensão, para usuários do SASSEPE e demais servidores que não migraram para o modelo reembolso; criação do auxílio tecnológico no valor de R$ 233,30; computador pelo programa TJPE conectado; indenização de transporte em 10,72%, entre outras pautas que podem ser conferidas na íntegra da proposta disponível em nosso site (conferir aqui).

Também foram aprovadas a filiação do sindicato ao Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), e a volta do percentual de 1% na mensalidade sindical, prevista no art. 9º parágrafo único do Estatuto do SINDJUD-PE, a partir do mês de maio de 2022.

Na ocasião, cerca de 300 trabalhadores/as marcaram presença, representando 26 comarcas. Entre elas: Recife, Goiana, Cabo de Santo Agostinho, Passira, Tamandaré, Afogados da Ingazeira, Ipojuca, Arcoverde, Escada, São Lourenço da Mata, Bezerros, Moreno, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Lagoa de Itaenga, Fernando de Noronha, Camocim de São Félix, Olinda, Limoeiro, Itapetim, Camaragibe, Carpina, Carnaíba, Barreiros, Garanhuns e Petrolina.
Todo o momento da assembleia foi transmitido na TV SINDJUD-PE, no YouTube, e pode ser visto a qualquer momento no canal do sindicato (veja aqui). O conteúdo já soma mais de 1,2 mil visualizações, tendo registrado pico simultâneo de 210 telespectadores, e média de 170 pessoas acompanhando do início ao fim.

A luta continua! Pressão para aprovação!

No dia 21 de março pela manhã será o Pleno que aprovará o PL da reposição e demais itens, e na tarde do mesmo dia a sessão aprovará o Projeto de Resolução do Saúde.

Conforme aprovado em assembleia, se houver boicote a aprovação dos nossos pleitos haverá paralisação, precisamos pressionar pela aprovação do acordo. Assim sendo, a categoria está convocada a se fazer presente ao Palácio da Justiça no dia 21 de março, a partir das 9 horas, para a reunião extraordinária do Pleno do TJPE, sala de sessões desembargador Antônio de Brito Alves.

Só vence quem luta! É tempo de lutar e vencer!

#PraCegoVer Imagem com servidores e servidoras do TJPE reunidos deliberando sobre os pleitos da categoria na assembleia geral do dia 9 de março de 2022. A imagem está em filtro vermelho, destacando o seguinte conteúdo textual: categoria aprova avanços em assembleia geral. No rodapé do card está a logomarca do SINDJUD-PE e o selo de campanha salarial.