ASSÉDIO MORAL HORIZONTAL É INDICADOR DE PRÁTICAS ABUSIVAS ENTRE COLEGAS DE TRABALHO

por | jun 13, 2022 | Destaque Home, Notícias, Se Liga Servidor!

A inveja e a competição por reconhecimento são alguns fatores que estão diretamente relacionados ao assédio moral horizontal. Esse é o tipo de violência cometida no ambiente de trabalho e que parte de um ou mais colegas contra outro(a) profissional e/ou grupo que faça parte do mesmo nível hierárquico na organização.

Esse outro lado do assédio moral é também percebido quando a vítima está sofrendo bullying em razão de alguma característica pessoal, seja ela física ou de comportamento. Destacar pontos negativos sobre o(a) colega na frente dos membros da equipe, criar situações inexistentes e fora da realidade a fim de prejudicar um(a) companheiro(a) de setor com os superiores na empresa, e dificultar o pleno exercício das atividades de terceiros(as) no espaço de trabalho, também são formas de assédio moral horizontal.

Algumas situações como estas são percebidas com profissionais que estão há pouco tempo no desempenho das atividades em determinado local de trabalho, mas esta não é uma regra. O assédio moral pode acontecer a qualquer momento, em quaisquer circunstâncias.

Entender o que é uma relação e um ambiente de trabalho saudáveis é fundamental para que cada um e cada uma saiba identificar quando algo estiver errado e comprometendo o bem estar individual e coletivo em virtude do assédio moral. É preciso denunciar os atos abusivos ao sindicato para que os responsáveis pelas agressões sejam responsabilizados, e para que outras pessoas não sejam vítimas desta crueldade que compromete a saúde de trabalhadores e trabalhadoras.

Não se cale diante do assédio moral no trabalho. Se você passou ou está passando por algo semelhante no seu setor ou comarca, procure o SINDJUD-PE e faça a sua denúncia. Você não está sozinho(a)!

#PraCegoVer Imagem com a ilustração de dois homens apontando um para o outro destaca detalhes de arte gráfica da campanha Assédio Moral Nunca Mais, do SINDJUD-PE, com a seguinte pergunta: você sabe o que é assédio moral horizontal?