A LUTA NÃO ACABOU E NEM ACABARÁ AQUI

por | maio 29, 2023 | Campanha Salarial, Destaque Home, Notícias, Se Liga Servidor!

No dia 29 de maio de 2023 a categoria demonstrou, mais uma vez, a disposição para a luta. Mais de 130 servidores e servidoras presentes em um ato político de recepção aos desembargadores que chegavam para votar no Pleno do TJPE, no prédio da ESMAPE. O próximo passo é a categoria comparecer em peso para a próxima assembleia geral no dia 2 de junho, sexta-feira, a partir das 14h, em frente ao Edf. Paula Baptista, em Recife-PE.

Vimos coisas absurdas sendo ditas neste Pleno, várias inverdades, tal qual ganharmos mais que servidores da Justiça Federal. Responderemos tanto os elementos ditos nesse Pleno quanto na carta aberta do presidente do TJPE.

É preciso deixar claro que saímos vitoriosos politicamente. Não haveria substitutivo da COJURI se não houvesse a luta. No entanto, economicamente a situação não nos foi favorável. O índice adotado corrige apenas a inflação da data-base 2023. O TJPE adota o índice que melhor convém, pois, ano passado recebemos o IPCA do ano de 2021, que se fosse considerado a data-base teríamos recebido mais que os 10,06%.

Jogamos em um terreno desfavorável, encurralados para uma derrota acachapante, em que se a derrota ocorresse seria uma premissa para o completo desrespeito e destruição do nosso Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV). Porém, a categoria reagiu e fez história. Não foi como queríamos, do ponto de vista econômico, mas foi a reação necessária para assegurar a isonomia. A partir de agora, aos que achavam que movimentos grandes na nossa categoria era página virada da nossa história, terão que engolir a seco o belíssimo movimento que fizemos e continuaremos fazendo, pois a luta continua.

Veja abaixo imagens do Ato Político do dia 29/05:

Não somos números, nem máquinas obsoletas e descartáveis. Somos 7.000 servidores/as, com história de vida, famílias. Que dão tudo de si para um judiciário que valoriza sobremaneira um lado (o da magistratura) e pouco faz para o outro (servidores/as), e quando se faz já acha que fez muito. A aposta da gestão do TJPE foi pela fragmentação da categoria e contavam com uma reação tímida, coisa de apenas alguns. Porém, nossa intensa mobilização para a assembleia do dia 16 de maio foi decisiva para mostrar a força necessária e de que não seríamos intimidados.

Pelo contrário, colocamos 400 pessoas, o que já era a maior assembleia dos últimos 4/5 anos. Fechamos a rua em protesto e dissemos em alto e bom som que a próxima seria bem maior. Lançamos o desafio das mil pessoas para a assembleia do dia 25 de maio, algo ousado. E a categoria ouviu o chamado da direção do sindicato. Colocamos cerca de mil pessoas. Fizemos HISTÓRIA. Provavelmente a maior assembleia da categoria em seus 33 anos.

Recebemos apoio de sindicatos do judiciário estadual de todo o país, além dos sindicatos locais e parlamentares. Fizemos um belo ato político e uma assembleia decidida a começar um movimento de greve (que é pauta da próxima assembleia). Saímos a rua em passeata pela primeira vez desde 2018.

A direção do sindicato sempre acreditou na categoria. Sabíamos da força da nossa união. Quando nos unimos nós resistimos. Quando nos unimos nós conquistamos. A vitória vem aos que lutam. Sejamos mais do que fomos esses dias. Façamos nós por nossas mãos tudo aquilo que nos diz respeito. Se a classe operária tudo produz, a ela tudo pertence. E somos o operariado da justiça, a base dessa pirâmide. E quando nos movimentamos, toda a estrutura de cima se mexe e se abala. Portanto, mais consciência de classe vai nos levar a mais conquistas, avanços maiores. Precisamos lutar em um terreno favorável, o terreno que vamos negociar avanços reais.

Dessa maneira, vamos trabalhar a negociação do ano que vem desde já, na disputa pelo orçamento da próxima LOA. E na primeira assembleia do ano que vem temos que colocar mais de mil pessoas. Ainda há o que se lutar e conquistar esse ano. Há pautas que não dependem do prazo da ALEPE e do término da gestão do TJPE.

A categoria acordou e continuará mobilizada. Há muita injustiça a se corrigir, vamos firmes e fortes lutar e vencer!

Veja o edital da Assembleia AQUI!