XII CONSEJU consolida a FENAJUD no caminho das lutas

por | dez 30, 2021 | Destaque Home, Notícias

De 8 a 10 de dezembro de 2021, na cidade de Fortaleza-CE, foi realizada a segunda etapa do XII Congresso Nacional da FENAJUD, que teve sua primeira etapa realizada no dia 8 de junho de 2021, no formato virtual, devido aos altos números de contágio e mortes por Covid-19, quando foram realizadas as eleições da direção colegiada e do conselho fiscal da entidade.

Com o tema “Sistema de justiça, democracia e direitos de grupos vulneráveis” o XII CONSEJU proporcionou debates que foram além das pautas corporativas, demonstrando o papel da Federação para a sociedade como um todo.

A mesa de abertura, na noite do dia 8, trouxe para o centro da atenção representantes dos “grupos vulneráveis”, com a participação de representações dos movimentos negro, indígena, feminista, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, catadores e da agricultura familiar.

No segundo dia do evento, dia 9 de dezembro, a palestra: “Existe democracia no sistema de Justiça?” sacudiu o público com as pertinentes provocações dos palestrantes Elder Ximenes e Alyson Mascaro. No mesmo dia a palestra “o Brasil e os direitos de grupos vulneráveis” contou com a participação de Valter Pomar e Weiber Tapeba, onde se viu na formação histórica do Brasil e na atualidade como as opressões e explorações se conformam e mantém a desigualdade no país.

Clique aqui para conferir mais registros do XII CONSEJU!

Na sexta-feira, dia 10 de dezembro, a palestra que abriu os trabalhos foi sobre “Opressões de gênero e seus atravessamentos no movimento sindical”, com as palestrantes Lola Aronovich e Maria Ozaneide de Paulo. Se debateu as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam para participar do movimento sindical em pé de igualdade com os homens. Vestidas com as camisas dos coletivos hoje existentes (Valentes, de SC, e Não me Calo, do RS), as mulheres coloriram de lilás e roxo a plenária e muitas se sentiram à vontade para falar pela primeira vez em um evento sindical. Foram pontuados diversos aspectos como a dificuldade de conciliar família e sindicalismo, a necessidade de fomentar a participação feminina nos sindicatos de base e ampliar as cotas para mulheres na Federação. Os desafios serão grandes, mas as mulheres mostraram seu potencial quando unidas em prol do mesmo objetivo, e a atividade marcou o início de uma nova era para o sindicalismo no judiciário, com muito mais pluralidade, diversidade e espaço para as mulheres.

Nesse mesmo dia se realizou a apresentação das teses, em que uma delas é assinada pelo SINDJUD-PE, de título “Unidade Nacional”, e foi apresentada por nosso coordenador geral, Alcides Campelo. Divididos em grupos, os participantes puderam acrescentar novos elementos importantes às teses e ao plano de lutas.

O XII CONSEJU consolida a FENAJUD no caminho das lutas, essa foi a percepção de todos os presentes. Desde a mesa de abertura a plenária final o que se viu foram bons debates, avaliações e proposições indicando o fortalecimento da entidade ao lado daqueles e daquelas que no dia a dia sofrem com o sistema capitalista.

Na visão de Alcides Campelo, coordenador geral do SINDJUD-PE, esse congresso dá um novo fôlego para as próximas batalhas. “O XII CONSEJU, que finalmente se encerra neste mês de dezembro, nos traz boas energias para seguir resistindo contra as políticas ultraliberais que atacam os servidores públicos, bem como nas nossas lutas locais, em cada TJ. O temário do evento nos fez refletir sobre os nossos desafios, limites e possibilidades, com consciência de classe. Quanto a nossa delegação, só elogios. Participou ativamente nos grupos de debates, quando possível, nas palestras, além da apresentação da tese ‘Unidade Nacional’, da condução da mesa de gênero, com Ana Carolina, e uma intervenção poética com Giuseppe Mascena”, finalizou.

#PraCegoVer Imagem em destaque reúne um grupo de participantes do XII CONSEJU, posicionados posando para fotografia registrada em plenária final do Congresso.