Vacina para todos, já!

por | fev 26, 2021 | Notícias

Em janeiro, a notícia de que a vacina contra a COVID-19 produzida pelo Instituto Butantan tinha grande eficácia animou o povo brasileiro e trouxe a esperança de que logo toda a população pudesse estar protegida contra esse vírus. Porém, o que se vê mais de um mês depois é que a vacinação, embora já tenha iniciado com os grupos prioritários (idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência que vivem em instituições, população indígena e profissionais de saúde), está a passos extremamente lentos. No dia 15 deste mês (fevereiro) faltaram vacinas no Rio de Janeiro, que teve que interromper o calendário de vacinação.

O Governo Federal, além de ir na contramão da ciência, se mostra extremamente ineficiente em gerenciar esse processo. A demora no fechamento dos contratos para a produção da vacina, a demora na compra dos insumos, até mesmo na compra de seringas, além da não divulgação de um plano logístico para a vacinação; não há colaboração com os estados e permanece o discurso de que a economia tem que funcionar, mas nenhuma alternativa para apressar a vacinação para que esse funcionamento da economia possa ocorrer de forma segura é feito. Mais uma vez, esse governo mostra que não se importa com seu povo, nem com a economia; parece querer apenas gerar o caos. Hoje o Brasil atingiu a marca de 250.000 mortos pela doença, e ontem (25) foram 1582 em um único dia, maior número desde o início da pandemia. Cada dia de atraso custa mais e mais vidas. Por isso o SINDJUD-PE vem se somar à luta por Vacina para Todos já!, em defesa da ciência e do SUS. A vida do povo brasileiro não é brincadeira!