Filiado a:

#TBT SINDJUD-PE MARCA PRESENÇA NA ÚLTIMA SESSÃO DE JULHO DO ENCONTROS DO CINEMA DEDICADA AO DEBATE SINDICAL

por | set 11, 2025 | Destaque Home, Formação Política, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!

Na noite do dia 31 de julho, o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Pernambuco (SINDJUD-PE) marcou presença em mais uma importante atividade cultural e política. A coordenadora de Assuntos Jurídicos, Mariana Figueiroa, atuou como mediadora da sessão especial do projeto Encontros do Cinema Pernambucano, que dedicou sua última sessão de julho ao debate sobre o sindicalismo.

O evento reuniu lideranças de diversas entidades de classe, reforçando o papel transformador dos sindicatos na defesa dos direitos da categoria e na construção de uma sociedade mais justa. Para o SINDJUD-PE, ocupar esses espaços é fundamental não apenas como forma de conscientização política, mas também como instrumento de luta através da arte e da cultura.

O filme exibido foi o clássico do cinema brasileiro Maioria Absoluta (1964), de Leon Hirszman, obra que se debruça sobre as desigualdades sociais no país e que segue atual ao provocar reflexões sobre organização coletiva e resistência.

O debate contou com a presença de:

  • Ivete Caetano – presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (SINTEPE)
  • Rafaela Celestino – vice-presidenta do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda (SINPMOL)
  • Plínio Sá – direção do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (SENGE-PE)
  • Rodrigo Dantas – presidente do Sindicato dos Professores do Cabo (SINPC)
  • Mariana Figueiroa – coordenadora jurídica do SINDJUD-PE, mediadora da mesa

A noite contou ainda com a exposição Retratos Urbanos, da fotógrafa Thalyta Tavares (Ignus), que trouxe ao público um recorte de seus 12 anos de trajetória artística, integrando arte visual e reflexão crítica.

Após a exibição, o público participou de um bate-papo no Bar Super 8, reafirmando a potência da união entre cultura e debate político.

Com curadoria de Silas Alexandre, o Encontros do Cinema é coordenado por Thor Neukranz e produzido por Vinícius Costa e Wandryu Figuêredo. Desde 2024, o projeto já realizou mais de 150 sessões no Recife e 18 na Europa, consolidando-se como um espaço de reflexão coletiva.

Mariana Figueiroa destaca a importância do diálogo

“Fiquei muito grata pelo convite para mediar essa sessão do Encontro de Cinema Pernambucano. Foi uma enorme satisfação participar de um debate com vários dirigentes sindicais, conhecendo as particularidades de cada categoria e das entidades representativas que estavam presentes, mas também percebendo as similitudes nos enfrentamentos da luta por direitos e efetividade para a classe trabalhadora de Pernambuco. O encontro contou com sindicatos de categorias importantes do estado, especialmente professoras e professores, o que tornou a discussão ainda mais rica e acalorada.

É fundamental que o sindicato ocupe todos os espaços de fala, ampliando o diálogo com a sociedade. E nada melhor do que um evento de cinema, realizado na rua e de forma gratuita, para aproximar essa conversa. Foi uma oportunidade de mostrar à população a importância da luta sindical e da filiação, porque só a luta coletiva é capaz de transformar a nossa vida.” — Mariana Figueiroa.

Arte, cultura e luta coletiva

Ao participar desse momento, o SINDJUD-PE reafirma seu compromisso em estar presente nos mais diversos espaços sociais, entendendo que a luta sindical também se fortalece quando dialoga com a arte, a memória e a cultura popular. Afinal, só a luta coletiva muda a realidade.

Fotos: @dudafcoutinho / Duda Coutinho

SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!

Compartilhe:

Arquivo

Ir para o conteúdo