Entre os dias 7 e 29 de julho de 2025, o SINDJUD-PE colocou o pé na estrada com a Caravana: Pela Valorização dos Servidores do TJPE. A iniciativa antecipou o espírito do Agosto de Lutas e reafirmou que a defesa dos direitos se constrói com diálogo, escuta e presença efetiva nos locais de trabalho.
A caravana percorreu as comarcas de Serra Talhada, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Araripina, Petrolina e Carpina, fortalecendo vínculos, ouvindo demandas e reafirmando que nenhuma servidora e nenhum servidor caminham sozinhos. Cada parada foi espaço de troca, de denúncia das desigualdades e de reafirmação da importância de um Judiciário fortalecido por quem o constrói todos os dias.
No vídeo, o servidor Erik Epifânio e a servidora Taciana Querino falam sobre a importância dessa presença olho no olho do sindicato com a categoria, do interior à Região Metropolitana. Os depoimentos evidenciam como estar nos locais de trabalho, ouvir de perto as demandas e dialogar diretamente com a base fortalecem a confiança, a mobilização e a luta coletiva.
Este TBT é mais do que lembrança. É registro de movimento, de unidade e de um sindicato que acredita na luta feita de perto, com escuta, presença e ação contínua. A valorização não espera. A luta continua.
Assista ao vídeo disponível em nossas redes:
Ver essa foto no Instagram
Confira abaixo o depoimento da psicóloga e servidora pública Ana Paula:
Me chamo Ana Paula, faço parte do apoio especializado, como psicóloga, na comarca de Serra Talhada.
Além de compor uma equipe mínima, com 01 psicóloga e 01 assistente social, atendemos às demandas da Infância e Juventude e das duas varas cíveis, além das comarcas e termos da 20ª circunscrição. Atuamos como clínica geral, com um volume grande de processos e de diferentes naturezas, diferente da capital, que conta com núcleos específicos para as diversas matérias.
Isso exige qualificação técnica e pessoal para manejar as diferentes situações processuais que chegam, o que nos faz buscar qualificação permanente fora do tribunal, seja por meio de especializações, seja por cursos de aperfeiçoamento e formação.
Não se trata de um olhar de menos-valia para o interior; ao contrário, é uma necessidade considerar as especificidades de cada região do nosso estado. As comarcas do interior precisam ser vistas e tratadas a partir da sua realidade. Isso vale para o apoio especializado, vale para as varas e para a quantidade de servidores.
E, nesse sentido, expresso minha gratidão ao SINDJUD-PE pela vinda a Serra Talhada hoje, 07/07, e pelas ações de interiorização. Seja porque precisamos dessa presença institucional, seja para nos auxiliar no fortalecimento de classe e na participação efetiva das mobilizações, sem pensar apenas em interesses individuais, mas amadurecendo o olhar para o coletivo.
Agradecimento às comarcas
O SINDJUD-PE agradece a cada servidora e servidor que compartilhou sua vivência, fortalecendo o entendimento de que a valorização da categoria passa, necessariamente, pelo reconhecimento das especificidades de cada região. Seguimos juntos e juntas, do litoral ao sertão, construindo uma luta que é coletiva, diversa e profundamente necessária. Porque é na união que a nossa voz ganha força.
SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!



