SINDJUD PE Promove Curso do Formação Sindical

por | mar 30, 2018 | Uncategorized

“História do Movimento Sindical é tema do primeiro curso oferecido pelo SINDJUD-PE”

Com o objetivo de fortalecer e dar continuidade à organização e luta dos trabalhadores em defesa de seus direitos, o Sindicato dos Servidores de Justiça de Pernambuco (SINDJUD PE) realiza, nos próximos dias 13 e 14 de abril, no Convento da Conceição, no Alto da Sé, em Olinda, o primeiro Curso de Formação Sindical em 2018 efetivando o projeto apresentado pela então Coordenadora do Departamento de Formação Sindical, Conceição Cintra.

O Presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (SINDSALEM), Luiz Noleto, ministrará o curso. Na programação, uma mesa redonda com o tema “Riscos à Democracia e os Desafios da Classe Trabalhadora na Conjuntura Atual”; e a história do sindicalismo até chegar nos dias atuais. A formação tem entre os objetivos construir novas lideranças, ajudar a construir no militante uma consciência crítica e analisarem o que é o capitalismo, a sociedade capitalista, as classes sociais, o Estado, o papel dos sindicatos, a organização e a luta na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Ainda participam do evento o Prof. Dr. Marco Mondaini, da UFPE; Jackeline Natal, da DIEESE; e Euler Pimentel, Presidente do SINTRAJUF/ PE.

Para quem participar do curso, será entregue o certificado, onde o Servidor deverá possuir 70% de efetiva presença para fazer jus.

Confira a programação completa:

SEXTA-FEIRA, 13 de Abril de 2018

MANHÃ

8h00 Credenciamento dos participantes
9h00 Mesa Redonda “Riscos a Democracia e os Desafios da Classe Trabalhadora na Conjuntura Atual”

Participantes:
Prof. Dr. Marco Mondaini – UFPE
Euler Pimentel – Presidente do SINTRAJUF-PE
Jackeline Natal – DIEESE

Debatedor:
Luiz Noleto – Presidente do SINDSALEM

10h30 Intervalo para café
10h45 Debate
12h00 Intervalo para almoço

TARDE

CURSO: HISTORIA DO MOVIMENTO SINDICAL
MINISTRANTE: LUIZ NOLETO

13h00 Dinâmica de apresentação
13h30 História do Movimento Sindical – Origens

*Como está distribuída a riqueza no capitalismo;
Economia mundial na origem do sindicalismo;
Forma embrionária do sindicato;

15h00 Anarco-Sindicalismo;
16h00 Intervalo para café
16h15 O Movimento Sindical na Era Vargas
17:00 Debate

SÁBADO, 14 de Abril de 2018

Manhã

08h30 O Movimentos Sindical antes do Golpe de 64
10h00 Intervalo para café
10h15 O Movimentos Sindical no período da Ditadura Militar

*O Novo Sindicalismo e o fim da Ditadura Militar

12h00- Intervalo para almoço

Tarde

13h00 O Sindicalismo Classista
15h30 Intervalo para café
15h45 O Sindicalismo na atualidade
16h30 Comissões Sindicais e Congressos Sindicais
17h00 Debate

A Formação Sindical será realizada nos dias 13 e 14 de abril, manhã e tarde, no Convento da Conceição localizado no Alto da Sé em Olinda/PE. O credenciamento se dará às 8h do primeiro dia do evento.

Facilitador:

Luiz Noleto – Presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (SINDSALEM) que possui uma vasta experiência no Sindicalismo e o tema será “História do Movimento Sindical”.

– Formação Acadêmica: Formado pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA no ano de 2004 em Ciência Econômica (2004); especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA em convênio com a Fundação Getúlio Vargas – FGV (2009); curso de Educador Popular pelo Instituto 13 de Maio – São Paulo (2005) e atualmente está no Terceiro Período do Curso de Licenciatura em História de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

– Atuação Política: Quando operário foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do Maranhão (1992) e Membro da Direção da CUT Maranhão (1992); Dirigente Estadual da CSP-CONLUTAS (2010 até o momento); Diretor de Formação Sindical da FENALEG (2014 até o momento); atualmente exerce o segundo mandato como Presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão – SINDSALEM (2016 -2019).

– Atuação Profissional: Durante os anos de 1982 a 2004 trabalhou como Eletricista em Várias Fábricas como Alcoa em São Luis –MA (1982 a 1992), Vale do Rio Doce (1994) e na cidade de São Paulo entre 1995 e 1996 em vários empregos temporários entre eles a TAMET na cidade de Diadema. Desde 2005 exerce o cargo (via concurso público) de Técnico de Gestão Administrativa (função de Economista) na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão – ALEMA.

Farão parte da Mesa de Análise de Conjuntura:

Prof. Dr. Marco Mondaini – UFPE
Jackeline Natal – DIEESE
Euler Pimentel – Presidente do SINTRAJUF/PE

Os Servidores interessados deverão efetuar suas inscrições preenchendo o formulário do link abaixo, conforme os requisitos e critérios a seguir:

– as vagas estão distribuídas por Pólos;
– as vagas da Capital estão distribuídas por Fóruns;
– as vagas da Região Metropolitana estão distribuídas uma por Comarca;
– serão priorizadas as inscrições por ordem de chegada;

Os Servidores que não residirem na Capital e Região Metropolitana farão jus à hospedagem no local do evento, bem como reembolso das despesas de transporte pelo SINDJUD PE.

As vagas serão, prioritariamente, para Sindicalizados. Havendo vagas remanescentes, estas serão disponibilizadas aos não filiados pela ordem de inscrição.

Coffee Break e Almoço serão disponibilizados a todos os participantes.

VAGAS:

Capital: 12 vagas
Região Metropolitana 1: 6 vagas
Região Metropolitana 2: 4 vagas
Mata Sul 1: 2 vagas
Mata Sul 2: 1 vaga
Mata Norte: 2 vagas
Agreste Setentrional: 2 vagas
Agreste Central 1: 2 vagas
Agreste Central 2: 2 vagas
Agreste Meridional: 2 vagas
Sertão do Moxotó e Itamaracá: 1 vaga
Sertão do Pajeú: 1 vaga
Sertão Central: 1 vaga
Sertão do Araripe: 1 vaga
Sertão do São Francisco: 1 vaga

As Inscrições serão Abertas no dia 02/04 (segunda-feira) às 14h no link abaixo:

CLIQUE AQUI para se Inscrever

As inscrições estarão abertas enquanto houver vagas.