SINDJUD-PE presta solidariedade à Felipe Santa Cruz

por | ago 1, 2019 | Notícias

O Sindicato dos Servidores do Judiciário de Pernambuco, SINDJUD-PE, entidade comprometida com os valores democráticos expressos em nossa Constituição, vem a público solidarizar-se com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, pelas recentes ofensas à memória e à honra de seu pai, Fernando Santa Cruz, servidor público e estudante de Direito pernambucano desaparecido em 1974 por conta de suas atividades políticas contrárias ao regime ditatorial então vigente no país. Lamentamos que tenham sido necessários 45 anos para o reconhecimento do Estado brasileiro de que Fernando Santa Cruz teve “morte não natural e violenta” produzida por ele próprio. Foi grande a luta de sua mãe, Elzita, recentemente falecida aos 105 anos sem que tenha tido resposta sobre seu filho, e de toda a sua família, que perdeu um ente querido e pedia apenas seu corpo para ser velado, chorado e enterrado de forma digna; bem como lamentamos que esse mesmo Estado ainda seja capaz, na pessoa de seu representante maior, de debochar da dor de uma família e aviltar sua honra. Esperamos que o sacrifício de Fernando Santa Cruz, assim como o de tantos outros brasileiros desaparecidos naquela época e jamais encontrados com vida, não tenha sido em vão, e que saibamos valorizar a nossa democracia, respeitar a memória do passado, buscar a verdade e nunca abrir mão da Justiça.