SINDJUD-PE PARTICIPA DO 1º ENCONTRO NORTE E NORDESTE DA FENAJUD, EM RONDÔNIA; SAIBA COMO FOI O EVENTO

por | maio 20, 2022 | Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias

A cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, recebeu nos dias 13 e 14 de maio o Encontro Norte e Nordeste da FENAJUD (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados). O SINDJUD-PE esteve representado no evento pelo Coordenador de Administração Giuseppe Mascena. Além do SINJUR, sindicato anfitrião, também participaram entidades sindicais da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Acre, Alagoas, Ceará, Amapá, Maranhão, Pará, Amazonas, Tocantins, Paraná e Minas Gerais.

Debater os problemas de cada estado a fim de encontrar soluções de forma coletiva foi a discussão que esteve no centro da pauta principal do Encontro. Na ocasião verificou-se que existem problemas similares na categoria em todo o país, como as perdas salariais, o assédio moral, a intensificação do trabalho, as regulamentações de teletrabalho com foco exclusivamente na produtividade, entre outras percepções.

A mesa de abertura do evento, no dia 13/05, contou com a palestra do ex-governador de Rondônia, Daniel Pereira, nome com experiência e origem na luta sindical. Em sua fala Pereira demonstrou a importância da participação de servidores e servidoras nos cargos eletivos.

Clique aqui e confira o vídeo completo da mesa de abertura do Encontro.

Segundo dia

No dia 14/05, a programação contou com uma palestra ministrada por Alexandre Lima, Coordenador Geral da FENAJUD, sobre a participação de servidores na política. No Brasil há um déficit de trabalhadores(as) eleitos para cargos eletivos. Seja no executivo ou legislativo, há um número mínimo desses e dessas exercendo mandatos. De acordo com Alexandre, esse fenômeno gera uma tendência ao apagamento de nossas pautas. Para além disso, há no país uma demofobia (repulsão ao povo) nos locais de decisão, embora a classe trabalhadora tenha total competência para exercer esses cargos.

Em março deste ano, o conselho de representantes da FENAJUD se posicionou oficialmente sobre o apoio às candidaturas de servidores(as) do judiciário e dos que defendem seus interesses (saiba mais clicando aqui).

A participação do Diretor de Comunicação do SINDJUSTIÇA-RN, Bernardino Fonseca, destacou o aparato histórico sobre a formação do judiciário nacional. Historicamente, a forma de contratação era por indicação dos juízes, fazendo com que houvesse uma tendência a não participação na luta. O primeiro concurso público da história do Brasil ocorreu no ano de 1937, tendo se aperfeiçoado o modelo até os dias atuais. Mesmo assim, ainda há um grande número de contratações precárias no quadro do judiciário, fato este que gera uma cisão na categoria dos trabalhadores, apontou Fonseca. O representante do SINDJUSTIÇA-RN ainda explicou que essa origem histórica fez com que grande parte da classe trabalhadora não se reconhecesse trabalhadores(as), mas sim como uma categoria à parte, o que compromete a luta coletiva.

Encerramento

O poeta Elizeu Braga, natural de Rondônia, encerrou o evento com a declamação de poemas sobre os problemas locais, como a ferrovia Madeira Mamoré, o ciclo da borracha e a usina Belo Monte, além da declamação de um texto de Eduardo Galeano, apontando que, com muita luta, o futuro pode ser mais democrático e inclusivo.

Próxima edição

Esta foi apenas a 1ª edição do Encontro NO e NE da FENAJUD. A atividade será periódica, devendo acontecer ao menos uma vez ao ano em outros estados do país.

#PraCegoVer Fotografia de capa registra momento dos(as) representantes sindicais do judiciário brasileiro reunidos e posando para foto no 1º Encontro Norte e Nordeste da FENAJUD, ocorrido em 13 e 14 de maio de 2022, em Porto Velho, Rondônia.