SINDJUD-PE PARTICIPA DE RODA DE DIÁLOGOS SOBRE MULHERES NO SINDICALISMO

por | mar 31, 2023 | Destaque Home, Formação Política, Notícias

Em alusão ao 8M, Dia Internacional da Mulher, no dia 22 de março o SINDJUD-PE participou da roda de diálogos “A Atuação das Mulheres no Sindicalismo”, representado pela Coordenadora de Gênero, Raça e Etnia Karyna Almeida e a Coordenadora Jurídica Mariana Figueiroa. A atividade, promovida pelas Comissões de Direito Sindical, Mulher Advogada, Defesa dos Direitos Humanos e Direito do Trabalho da OAB, foi realizada na Escola Superior de Advocacia da OAB (ESA), no Centro do Recife.

Participaram do debate: Yara Manolaque, Professora, Sindicalista e Diretora para Assuntos de Gênero do Sintepe, e Silvia Nogueira, Advogada trabalhista e Presidenta da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PE. As palestrantes conversaram sobre os desafios ainda tão presentes na atuação das mulheres no mundo sindical.

A Coordenadora Jurídica do SINDJUD-PE, Mariana Figueiroa, esclarece sobre a importância do debate na atualidade. “Quanto mais espaços a gente tenha para discutir sobre a realidade das mulheres, seja no mundo sindical, seja na vida cotidiana, isso só fortalece, ainda mais, tanto a luta feminista, como especificamente nós do SINDJUD-PE, nos fortalece também enquanto entidade sindical. De a gente estar nesses espaços construindo essas reflexões juntos e juntas, para não ficar fechados nos nossos murinhos do Poder Judiciário e dialogando também com essa parte tão importante no âmbito do judiciário que é a OAB. Ocupar esses espaços tem um simbolismo relevante”, enfatizou.

As Advogadas Ana Clarissa e Andrielly Silva e o Advogado André Barreto, que fazem parte da equipe jurídica do SINDJUD-PE e que integram a Comissão de Direito Sindical da OAB/PE, também estiveram na roda de diálogos.

Para Andrielly Silva, a atividade evidenciou pontos cruciais para a discussão sobre a participação das mulheres no sindicalismo. “A gente conseguiu revelar a importância do debate de gênero para dentro do movimento sindical, mas também conseguiu resgatar historicamente a importância da luta promovida pelas mulheres no mundo sindical”, disse.