SINDJUD-PE NA FENAJUD E ASJB

por | jun 29, 2021 | Destaque Home, Notícias

Desde o início de 2019 o SINDJUD-PE se filiou e passou a participar das atividades da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD), com a primeira participação no Conselho de Representantes (CR) em Fortaleza-CE, no mês de fevereiro de 2019.

De lá para cá foram várias atividades: outros Conselhos de Representantes; encontros de comunicação; encontro jurídico; e chegamos a sediar uma reunião dos sindicatos da Região Nordeste, em maio de 2019, e um CR, no mês de fevereiro de 2020.
Além das atividades da Federação participamos de espaços de solidariedade militante na Paraíba e no Ceará, e recebemos representações da Federação em várias atividades locais, seja de ato político ou espaços de formação política.

Nesse tempo foram muitas trocas de experiências que, sem dúvidas, contribuíram para o fortalecimento de nosso Sindicato. O trabalho desenvolvido a partir da Gestão Fortalecer e Avançar criou esse legado para a consolidação de um trabalho de articulação nacional, que culmina com a nossa inserção em entidades nacionais agora em 2021.

No dia 24 de abril de 2021, em João Pessoa-PB, participamos da fundação da Associação dos Servidores e Servidoras do Judiciário Brasileiro (ASJB), e nos inserimos na direção dessa nova entidade com Mariana Figueiroa, na função de Diretora Jurídica.

No dia 8 de junho de 2021, primeira etapa do XII Congresso da FENAJUD, nos inserimos na Coordenação colegiada, com Ana Carolina Lôbo na Coordenação de Gênero, Etnia e Geracional, e com Alcides Campelo na suplência da Coordenação.

Cabe salientar que nossos primeiros nomes em entidades nacionais são de mulheres, Mariana Figueiroa e Ana Carolina Lôbo. Isso tem um peso e representatividade enorme. O SINDJUD-PE defende que as mulheres possam participar cada vez mais dos espaços políticos e de decisão, que se espelhem nos exemplos das nossas diretoras para lutar por aquilo que acreditam.

O SINDJUD-PE seguirá firme na luta local e nacional em defesa dos servidores e das servidoras, do serviço público e de toda a classe trabalhadora. Nosso compromisso é com a luta!