A pedagoga e coordenadora de Gênero, Raça e Etnia do SINDJUD-PE, Keilla Reis, passa a integrar a nova composição da Comissão de Coordenação do Coletivo de Negras e Negros da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), juntamente com a dirigente Danyelle Martins (SINDJU-PA) e os dirigentes João Maria (SINDJUSTIÇA-RN) e Luiz Mendes (SINDJUS-RS).
A nova definição foi estabelecida durante uma reunião virtual de planejamento de ações e avaliação das atividades do Coletivo, realizada no dia 3 de dezembro, terça-feira. No encontro, foi iniciado o processo de transição, no qual a comissão atual fez o repasse das informações e responsabilidades para os novos e novas integrantes, assegurando que as iniciativas em curso continuem sendo desempenhadas com o mesmo fôlego e força.
O Coletivo
Fundado em 2023, durante o 1º Encontro de Negras e Negros da Fenajud realizado em Salvador/BA, o Coletivo reúne representantes de 16 sindicatos filiados à Federação. Sua atuação tem sido fundamental na construção de uma agenda antirracista em âmbito nacional.
Ao assumir essa nova missão, o SINDJUD-PE reforça seu papel ativo na coordenação do Coletivo. “O SINDJUDPE assume a coordenação do Coletivo de Negras e Negros da Fenajud com a missão de dar continuidade às ações afirmativas e políticas de reparação para impedir retrocessos e corrigir desigualdades. O sentimento é de compromisso de construir um judiciário brasileiro antirracista”, afirma Keilla Reis.
O grupo trabalha para enfrentar desafios como a criminalização das pessoas negras e a exclusão racial presente no sistema de justiça, majoritariamente composto por pessoas brancas. Desde sua criação, promove encontros regulares para debater estratégias de combate ao racismo e propor ações concretas que impactem o Judiciário e a sociedade.
Com sua participação ativa no Coletivo, o SINDJUD-PE reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade racial e a luta contra o racismo, buscando construir uma justiça mais inclusiva e igualitária para todos.
SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!