O dia 18 de julho foi marcado por uma homenagem especial ao servidor Antônio Ferreira da Silva, também conhecido por Toinho ou Ferreirinha, que dedicou sua trajetória à luta coletiva e à valorização do serviço público, que ocorreu na comarca de Petrolina.
A homenagem foi realizada na modalidade “in memoriam”, por meio da entrega da placa do selo “A Luta é Justa!”, criado para destacar a história e memória do SINDJUD-PE e de quem colaborou para a nossa luta sindical. A iniciativa tem como objetivo reconhecer servidoras/es ou pessoas externas que contribuíram de forma significativa para a história de resistência e conquista do sindicato. Cabe registrar que na ocasião do dia de abertura do III CONSEJUD-PE, no dia 16 de outubro, o Sindicato continuará com outras homenagens e celebração dos 35 anos, no lançamento do livro que conta a história dos 35 anos da entidade.
Durante a solenidade, a Direção do SINDJUD-PE, colegas de trabalho, amigos e familiares, entre eles a esposa Marli, o filho Marlon e as filhas Aline e Bruna, além dos amigos Selma e Paulo César Sobral, que prestaram homenagens emocionadas a Toinho, destacando o compromisso, a firmeza e o afeto que marcaram sua trajetória na comarca de Petrolina e na luta sindical.
O momento foi marcado por uma abertura explicando o significado do Selo a Luta é Justa, realizado pelo coordenador de finanças, Alcides Campelo. Em seguida a apresentação de um vídeo em homenagem.
Na entrega da placa, Giuseppe Mascena, coordenador geral do SINDJUD-PE, destacou que o selo “A Luta é Justa” também é um convite à memória e ao reconhecimento: “Hoje homenageamos uma pessoa que fez parte dessa caminhada com dedicação, firmeza e afeto. Com muita honra, o SINDJUD-PE concede a Antônio Ferreira da Silva a placa in memoriam do selo ‘A Luta é Justa’, como forma de eternizar sua contribuição para nossa história. Porque pessoas como ele não partem. Elas permanecem em tudo o que construíram conosco.”
Mariana Figueiroa, coordenadora de assuntos jurídicos, complementou: “Toinho, ou Ferreirinha, como era conhecido, foi mais do que um colega de trabalho. Foi um companheiro de luta, que acreditou na força da coletividade, que fez do seu tempo no serviço público um compromisso com a dignidade e com a transformação.”
Além da direção do sindicato, a homenagem contou com a presença de familiares de Toinho, que receberam a placa com emoção e gratidão, e de colegas de categoria que o acompanharam ao longo de sua trajetória profissional e sindical.
Foi um momento de escuta, memória e valorização da nossa trajetória coletiva. Porque a história do SINDJUD-PE é feita de luta, e a luta é feita de gente.
Leia na íntegra dois textos em homenagem a Toinho:
Homenagem a Antônio Ferreira da Silva – o nosso querido “Toinho”
“Existirmos, a que será que se destina?” – questiona Caetano Veloso em um dos versos mais filosóficos da música brasileira. E talvez essa pergunta nos acompanhe, principalmente quando nos deparamos com a partida inesperada de alguém tão querido.
Hoje, queremos prestar nossa homenagem a Antônio Ferreira da Silva, carinhosamente conhecido por todos como Toinho, aqui no TJPE – e Ferreirinha, para os que o conheciam além dos corredores do Tribunal.
Ambos os apelidos, em sua forma diminutiva, revelam o carinho e a admiração que ele despertava em todos. Porque Toinho era assim: um colega atencioso, amigo verdadeiro, sempre com um sorriso gentil no rosto e uma palavra acolhedora na ponta da língua.
Foi incansável defensor dos direitos dos servidores, sempre disposto a pesquisar, informar, esclarecer e lutar por nossas conquistas. Um profissional exemplar e uma presença humana marcante. Sua fala mansa, sua serenidade e sua dedicação deixarão marcas que o tempo não apagará.
Toinho havia se aposentado recentemente. Começava a desfrutar do merecido descanso após anos de trabalho honrado. E, no entanto, partiu cedo demais, deixando em nós um vazio imenso — e também a reflexão sobre o que fazemos com o tempo que temos entre o nascer e o morrer.
Como na canção de Chico Buarque, não podemos viver apenas esperando:
A vida acontece aqui e agora. E é exatamente nesse agora que honramos sua memória, sua trajetória e o legado de afeto e integridade que nos deixou.
Toinho, você existiu com propósito. Obrigada por tudo. Sentiremos sua falta.
Com carinho e respeito,
Suely Almeida
Servidora do TJPE
Na sequência, a homenagem dos colegas de setor:
“Seu Antônio, Ferreira, Ferreirinha, Toinho, Seu Toninho…Essas são apenas algumas formas carinhosas pelas quais o senhor era chamado e que deixam muito claro como o senhor era querido por onde passava.
Aqui no Fórum foram mais de 25 anos de história… Ao nosso lado, mais de 20 anos na 4ª Vara Cível…isso é uma vida inteira…aqui era sua segunda casa, sua segunda família e o senhor era exatamente como um pai que sempre tinha uma história pra contar, um aprendizado pra compartilhar…
Sempre atencioso, carinhoso, prestativo e, acima de tudo, alegre. Seu sorriso estampado no rosto era sua marca registrada e, talvez, esse seja o maior ensinamento que o senhor me deixou: levar a vida sempre com leveza e alegria, independentemente das circunstâncias.
Sempre falava de Deus e da sua família com muito amor, deixando evidente que ali era o seu alicerce e de onde vinha toda essa satisfação pela vida. Andava pelos corredores desse fórum espalhando com toda a alegria do mundo as conquistas da nossa categoria, chamando a todos de companheiro e sempre tendo as notícias em primeira mão.
Ele sempre sabia de tudo!! E a gente brincava, mesmo após sua aposentadoria, que quando Seu Antônio aparecia era sinal de boas notícias, com certeza aquele era um dia feliz!! Sempre tinha também algum “dizerzinho” engraçado e carinhoso para cada situação…como esquecer toda vez que a gente saía, ao final do expediente, e o senhor falava: “Vai porque quer né?!”.Ou ainda, especificamente para mim, ele gostava de fazer menção à frase que a Laura, da novela Carrossel, falava…Quando alguma situação bonita acontecia, ele dizia: “Isso é tão romântico!!…ou quando algo não muito legal ocorria, ele falava: “Isso não é nada romântico, né Marinha?!”.
Pois é Seu Antônio…sua partida não foi nada romântica…foi um susto pelo qual não esperávamos passar nem tão cedo…mas precisamos confiar nos desígnios de Deus e seguir com a certeza que o senhor passou lindamente por essa vida e nos deixou as melhores lembranças que estarão para sempre guardadas em nossos corações.
Quero deixar o nosso mais apertado e fraterno abraço para Dona Marli, Marlon, Alyne e Bruna e finalizar dizendo que o senhor faz muita falta nas nossas vidas!
Com muito amor, da sua segunda família:
4ª Vara Cível de Petrolina. “
Pessoas como Toinho, que cativam os colegas e fazem com que os laços criados sejam como os de uma família, nos mostram a importância dos vínculos saudáveis no ambiente de trabalho, do afeto, da troca; tudo isso fortalece a nossa disposição para a luta! Que Toinho siga sendo uma inspiração para seus colegas, e que, por sua vez, eles e elas possam inspirar outras pessoas. A luta é justa e só ela muda as nossas vidas!
Confira abaixo o vídeo da homenagem a Toinho:
Ver essa foto no Instagram
SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!