SINDJUD-PE: EQUIPARAR O VALOR DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO É VALORIZAR O/A SERVIDOR/A DO TJPE

por | fev 2, 2022 | Campanha Salarial, Destaque Home, Notícias

Entre as tantas desigualdades no tratamento do Tribunal de Justiça de Pernambuco com os/as servidores/as, é importante destacar o quão injusta é a balança do auxílio-alimentação, que pesa mais para a magistratura, enquanto a maioria dos/as trabalhadores/as e trabalhadoras ficam de lado.

A diferença entre o valor do benefício que é pago para os/as magistrados/as do Tribunal, é de R$ 661,80, o que representa cerca de 75% do total recebido por servidores/as. Em números, é incontestável a necessidade de uma equiparação de valores, afinal, estamos a serviço da Justiça.

Somado a isso, enquanto na pandemia estivemos com os salários congelados pela Lei Complementar nº 173/2020, tirando dinheiro do próprio bolso para comprar equipamentos necessários para o trabalho remoto, houve um reajuste de 46,23% no benefício recebido pela magistratura, que passou de R$ 1.068,00 para R$ 1.561,80 mensais, contando ainda com efeitos retroativos a 2019.

De um lado tem a inflação que tira o nosso poder de compra, e do outro tem o TJPE contribuindo para que as condições de vida de seus/as trabalhadores/as fiquem ainda mais precarizadas. Tendo ainda, neste combo do descaso, o fato de que possuímos o 3º pior auxílio alimentação do PAÍS, ficando atrás apenas do Acre (R$ 400,00) e do Rio Grande do Sul (R$ 744,26).

Até quando seremos tratados com desigualdade e descaso pelo TJPE? Até quando a injustiça vai imperar para quem faz a Justiça? Do jeito que está, é insustentável continuar! A luta é por uma valorização que preza também pela equiparação do auxílio dos servidores e servidoras ao valor que é pago aos/às juízes/as.

#PraCegoVer Arte gráfica com a ilustração de uma balança da Justiça tem o comparativo do benefício de magistrados e servidores do TJPE, destacando o texto “equiparação no auxílio-alimentação já!”.