A categoria aprovou no último dia 12 de dezembro a Pauta de Reivindicações 2025 e o Plano de Lutas Inicial. A primeira ação do Plano de Lutas já foi concretizada: entrega da pauta.
No dia 17 de dezembro de 2024, terça-feira, o SINDJUD-PE entregou ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) a Pauta de Reivindicações 2025. Os representantes do Sindicato (Giuseppe Mascena, Coordenador Geral e Alcides Campelo, Coordenador de Finanças) foram recebidos por Gleydson Lima (Assessor Especial da Presidência/TJ) e Marcel Lima (Diretor Geral/TJ).
Nesse primeiro diálogo em prol dos avanços e conquistas para 2025, destacou-se a importância do reajuste acima da inflação, assegurando o poder de compra com ganho real. Além disso, que o auxílio-alimentação é o tema central para a categoria, que espera uma visão diferenciada da gestão do TJPE sobre o assunto, buscando a equiparação desse benefício. A ênfase nesse momento inicial foram as pautas com impacto financeiro, especialmente as que dependem de Projeto de Lei.
A gestão do TJPE foi atenciosa e se comprometeu em avaliar a pauta e dar retornos. A expectativa da direção do Sindicato é que 2025 possa ser um ano favorável à categoria.
Para o Coordenador Geral do SINDJUD-PE, Giuseppe Mascena, “esse momento da entrega da pauta é fundamental, pois são estabelecidos os pilares da negociação. Reforçamos que o pleito do auxílio-alimentação é o tema mais quente na categoria. Há um sentimento de desvalorização quando a instituição paga essa verba de forma desigual, e com o método estabelecido desde 2022, aplicando os mesmos índices inflacionários, vem ampliando a desigualdade”. O dirigente complementa com o chamado para o avanço nesse tema. “É preciso por parte do TJPE o reconhecimento dessa desigualdade e injustiça, para corrigir essa distorção. Apresentamos estudos de impacto, além das projeções orçamentárias. O FERM tem sido superavitário a cada ano, a negociação com o Estado foi positiva. Então, precisamos dialogar para resolver essa situação”, afirmou.
O ano de 2024 está se encerrando com luta do início ao fim e já apontando um começo de 2025 de grandes mobilizações. É importante relembrar que o SINDJUD-PE realizou mobilizações voltadas a disputa orçamentária do PLO 2025, com mobilizações em várias comarcas e com ato em Petrolina no mês de junho, em agosto foi a vez de Caruaru, Carpina, Limoeiro e Jaboatão, culminando com a passeata em Recife, que saiu do Edf. Thomaz de Aquino até o Palácio da Justiça. Portanto, as possibilidades do que vamos negociar em 2025 é resultado da luta que não se iniciou agora. A luta não acabou e nem acabará, só quando a desigualdade acabar!
Veja também
Assembleia Geral define a Pauta de Reivindicações 2025 e os primeiros passos da luta
SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!