Setembro foi intenso contra a PEC 32! (#TBTdeLutas)

por | out 7, 2021 | Destaque Home, Notícias

Embora o SINDJUD-PE esteja debatendo e se posicionando contra a reforma administrativa contida na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 desde sua apresentação, este mês de setembro foi um dos mais intensos em termos de mobilização, pois a PEC estava sendo discutida na Comissão Especial da Câmara dos Deputados e poderia ser pautada em Plenário para votação.

No ato “Ocupa Brasília”, ocorrido nos dias 14 e 15 de setembro para o qual todos os sindicatos do judiciário foram convocados pela FENAJUD, enviamos uma delegação composta de nove integrantes: seis coordenadores/as, três homens (Giuseppe Mascena, coordenador de Administração, Pedro Wallison, coordenador de Saúde, e Hugo Andrade, coordenador de Formação Política) e três mulheres (Ana Carolina Lôbo, coordenadora de Comunicação, Mariana Figueiroa, coordenadora de Assuntos Jurídicos, e Karyna Almeida, coordenadora de Gênero, Raça e Etnia), e três mulheres servidoras da base (Miriam Mesquita, Janayna France e Gisely Malagueta), mostrando que a participação feminina só cresce e veio para ficar (inclusive porque as mulheres são maioria no serviço público brasileiro em geral e no judiciário também; desta forma, serão as maiorias prejudicadas por uma eventual aprovação da PEC).

A delegação pernambucana participou ativamente de todos os atos realizados: no aeroporto, no Anexo II na Câmara dos Deputados, da caminhada realizada até os anexos e da passagem pelos gabinetes dos deputados, buscando dialogar com eles sobre os malefícios dessa proposta que fere de morte a prestação do serviço público no Brasil. Quem quiser conferir como foi o ato da tarde do dia 14 em Brasília é só clicar aqui, pois o SINDJUD fez a cobertura ao vivo com sua coordenadora de comunicação, Ana Carolina Lôbo.

O SINDJUD, representado por seu coordenador geral Alcides Campelo, também participou de um ato em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco no dia 14 pela manhã, junto com vários outros sindicatos. Além disso, nossa campanha conjunta com o Sindsemppe, Sindilegis e Sindicontas “Pernambuco contra a PEC 32” segue a todo vapor, trazendo informação a respeito das verdades e mentiras sobre o serviço público no Brasil e colaborando na pressão virtual aos deputados do estado.

Na semana de 18 a 23 de setembro Pernambuco esteve representado por Ana Carolina Lôbo, que também é responsável pela coordenação de gênero da FENAJUD e estava realizando plantão pela federação, e deu continuidade ao trabalho de pressão e visita a gabinetes de parlamentares pernambucanos e demais estados.

Já na semana de 27 a 30, o coordenador de administração, Giuseppe Mascena, representou o SINDJUD-PE. As mobilizações seguem intensas e têm dado resultado, pois vários parlamentares já declararam mudança de voto contra a PEC 32, mostrando que a classe trabalhadora, quando unida, tem muita força. A PEC ainda não foi a plenário porque o governo não tem os votos necessários para sua aprovação, e a pressão vai continuar para que essa proposta seja enterrada de vez! O SINDJUD-PE seguirá na luta em defesa das servidoras e servidores e de um serviço público de qualidade para toda a população!