Servidores Vão Em Caminhada Cobrar do Executivo Estadual

por | set 7, 2018 | Uncategorized

Os Servidores da Justiça de Pernambuco foram às ruas, na terça-feira (04), exigir a reabertura das negociações junto ao Tribunal e seguiram até o Palácio do Governo para cobrar o repasse da verba e a certificação do Executivo acerca do seu uso em favor da reposição inflacionária dos trabalhadores do TJPE.

A passeata foi aprovada na última Assembleia (28) de agosto e foi coordenada pelo Sindicato dos Servidores da Justiça de Pernambuco – SINDJUD PE. A diretoria esteve presente mobilizando e apoiando a categoria. Servidores de várias cidades participaram do Ato de Protesto reforçando a luta. Alguns dirigentes de sindicatos parceiros também marcaram presença prestigiando o movimento. O SINDSEMPP, Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco, foi representado pelo seu Presidente, Fernando Ribamar; A ASPJ – Associação dos Servidores do Poder Judiciário de Pernambuco, pelo seu Presidente, Roberto Santos; O SINTRAJUF/PE, Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal, pelo seu Presidente, Euler Pimentel.

De início, a concentração se deu em frente ao Fórum Paula Baptista. O secretário geral do SINDJUD PE – Alexandre Nunes, iniciou sua fala agradecendo a presença de todos e exaltando a força que a categoria possui quando unida. Logo após, foi lida, na íntegra, o ofício da OAB apoiando a realização de um acordo entre os Servidores e o TJPE.

Exatamente às 15h, os Servidores seguiram em caminhada pelas ruas do Imperador II, passando pelo Fórum Tomaz de Aquino e seguindo até os Palácios da Justiça e do Governo. O ato de protesto seguiu de forma ordeira demonstrando que os Servidore estavam indignados com a postura do Tribunal de Justiça e que a categoria não aceita que suas Perdas Inflacionárias se acumulem ainda mais.

Vale ressaltar, que os Servidores já vêm a três anos consecutivos sem reposição inflacionária sob a mesma alegação do Tribunal que diz não ter dinheiro para contemplar a Data – Base dos Servidores no mês de maio, ou alegam que estão no aguardo do repasse do Governo do Estado.

A categoria foi até o Palácio do Governo em passeata para protocolar o Ofício 33/2018 solicitando apoio em viabilizar o atendimento aos pleitos dos Servidores e que sejam, no mínimo, pertinentes e proporcionais às Perdas Inflacionárias que já se somam 28,86%. Bem como o devido cumprimento do acordo firmado com o TJPE para o reajuste no auxílio saúde e sua extensão aos inativos em 2018.

Os dirigentes e um representante de base, o Servidor Raimundo Ferreira, foram recebidos pelo Secretário da Casa Civil, Marcelo Canuto, que foi muito cortês mas informou causar estranheza a cobrança dos Serventuários pelo fato das tratativas ocorrerem entre os chefes dos poderes e que, da mesma forma, seria estranho uma categoria do executivo ir cobrar melhorias salariais ao judiciário. Mas de toda forma, garantiu levar a mensagem ao governador.

Em seguida, por volta das 19h30min, as entidades representativas foram recebidas pela assessoria da presidência do TJPE, no Palácio da Justiça agendando uma reunião no dia seguinte às 14h para concretização de propostas.

Os Servidores se mantêm unidos e mobilizados com a certeza de, sem dúvida, terem vivido um dia histórico da categoria.

O SINDJUD PE agradece a todos presentes e se mantém firme no propósito de estar lado a lado com os Servidores lutando pelos direito de todos e por todos.

Fotos: Marcus Pereira – Analista Judiciário da Comarca do Cabo de Santo Agostinho