SAIBA COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DO SINDJUD-PE NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL JUSTIÇA E DEMOCRACIA, EM PORTO ALEGRE.

por | maio 5, 2022 | Destaque Home, Notícias

De 26 a 30 de abril a diretoria do SINDJUD-PE participou do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia e do Fórum das Resistências, na cidade de Porto Alegre/RS. O início das atividades foi marcado por uma marcha, no dia 26/04, que tomou conta das ruas do centro da capital gaúcha.

No dia 27/04 uma das mesas do evento ilustrou as contradições e perspectivas no pós-pandemia relacionadas ao mundo do trabalho e as instituições públicas sob a ótica do capitalismo. Já no dia 28/04, representado pela coordenadora de Comunicação Ana Carolina Lôbo, que também coordena pasta na FENAJUD, o SINDJUD integrou a mesa “Democratização do sistema de Justiça: uma construção necessária”, que contou com membros de outros sindicatos de servidores(as) do judiciário e da Federação. A coordenadora Karyna Almeida e os coordenadores Giuseppe Mascena e Pedro Wallisson, também fizeram parte da caravana do SINDJUD ao FSMJD.

Com eixos temáticos centrados em desigualdades, direitos de grupos vulnerabilizados, cultura e comunicação, o evento reuniu também nos dias 29 e 30/04, entre inscritos(as) e palestrantes, membros da sociedade civil brasileira e internacional, e de organismos públicos voltados para a defesa de mecanismos sociais.

Veja mais imagens na galeria abaixo!

Nomes como Dilma Rousseff, Luis Nassif, Boaventura de Sousa Santos, Marinete Silva, mãe da vereadora Marielle Franco, e Fernanda Kaingang contribuíram para a vasta programação do Fórum, que teve ainda lançamento de livros, rodas de diálogos, entre outras atividades expositivas.

Pensando sobre como a Justiça não tem atendido a população da maneira adequada, e buscando estratégias capazes de transformar essa realidade, as propostas levadas para o evento, que foi pensado e estruturado ao longo de 21 meses com uma participação majoritária de mulheres, foram organizadas na ‘Carta de Porto Alegre’, texto que marca e documenta toda a troca de experiências durante os dias de organização coletiva propostos pelo encontro.

O SINDJUD-PE avalia que as mudanças necessárias no sistema de Justiça devem vir a partir da mobilização das diversas entidades democráticas e dos movimentos sindicais. E acredita, sim, que um mundo melhor é possível, entendendo que ele perpassa por uma construção iniciada em encontros como o Fórum Social Mundial e o Fórum das Resistências, onde ideias são debatidas sob várias óticas sociais, para que, através desses espaço de convergências, sejam estabelecidos novos e importantes direcionamentos.

Clique aqui e confira a íntegra da Carta de Porto Alegre, documento que reúne propostas, recomendações e encaminhamentos do FSMJD.

Gestão Lutar e vencer!

#PraCegoVer Galeria com 9 fotografias registra diferentes momentos da participação do SINDJUD-PE no Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, evento realizado de 26 a 30 de abril na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.