Neste Mês da Consciência Negra, a campanha de valorização “Sem os servidores do judiciário não há Justiça!” destaca o trabalho de servidoras e servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) nas comissões recursal e permanente de heteroidentificação.
Ângelo Fábio da Silva e Amanda Machado integram a Comissão Permanente de Heteroidentificação, enquanto Tanany Reis atua na Comissão Recursal, desempenhando um papel crucial na garantia do acesso de pessoas negras ao judiciário por meio das ações afirmativas de cota racial.
Essas comissões trabalham para barrar tentativas de fraude, assegurando que a pluralidade racial seja respeitada e promovida no âmbito do tribunal. Mais do que uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esse trabalho representa um passo concreto na luta pela reparação histórica e pelo enegrecimento do judiciário, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e diversa também na esfera pública.
Com dedicação e responsabilidade, as comissões se capacitam continuamente, tornando o processo cada vez mais técnico e sensível às demandas dessa missão tão importante. A caminhada pela construção de uma política de equidade racial e combate ao racismo também é observada nesta conversa esclarecedora e informativa.
Disponível no YouTube
Confira a íntegra deste conteúdo que inspira e fortalece a luta por justiça racial no Brasil. No canal do YouTube TV SINDJUD-PE (assista aqui), Ângelo, Amanda e Tanany compartilham suas experiências e os desafios enfrentados na busca por equidade racial, tanto na atuação nas comissões quanto no combate diário ao racismo dentro do próprio tribunal.
SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!