Filiado a:

Os povos indígenas não se entregam – Dia do Índio

por | abr 19, 2021 | Destaque Home, Notícias

Antes da invasão portuguesa, como diz a canção, “todo dia era dia de índio”. Hoje, os povos indígenas lutam a duras penas para continuar existindo na terra que um dia lhes pertenceu. Nos últimos anos, os assassinatos de lideranças indígenas bateram recordes no Brasil: conflitos de terra aumentaram, tendo como consequência mortes de indígenas e perdas de territórios, com consequências incalculáveis para povos já tão perseguidos desde o início de nossa história enquanto Brasil.

Mesmo assim, os povos indígenas não se entregam. Em Pernambuco um dos exemplos mais emblemáticos da luta do povo indígena por sua terra é dos Xukuru, da cidade de Pesqueira, que perderam suas terras, foram perseguidos por décadas e tiveram muitas vezes que esconder sua identidade, até que durante a liderança do Cacique Xicão Xukuru, na década de 1980, se reorganizaram para lutar por seu território. Isso custou a vida do Cacique, assassinado em 20 de maio de 1998 por fazendeiros.

Neste 19 de abril, o SINDJUD-PE honra a memória do Cacique Xicão, a luta do povo Xukuru e de todos os povos indígenas desse país, que merecem respeito e condições de existir de forma digna.

“Em cima do medo, coragem! E diga ao povo que avance!”

SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!

Compartilhe:

Arquivo

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias no seu e-mail.

Você se inscreveu com sucesso!

Pular para o conteúdo