Na campanha “O SINDJUD SOMOS NÓS” temos visto que a participação política se dá de várias formas, e nesta publicação o destaque é para a possibilidade de criação de Comissões Temáticas. Esses grupos assumem o compromisso de promover debates a partir de temas relacionados interesse da categoria. O objetivo principal é ampliar as possibilidades de condução de pautas específicas além da direção.
As Comissões Auxiliares ficam vinculadas a algum trabalho de direção, já nas Comissões Temáticas a assuntos da categoria, a exemplo das Comissões de Conciliadores, Gestão Judiciária, Teletrabalho, dentre outras existentes. A comissão é presidida por um de seus membros, que ficará responsável pela convocação das reuniões da elaboração das atas de debate, cujo resultados deverão ser apresentados à Diretoria do Sindicato.
As Comissões Temáticas são criadas diante da avaliação de necessidade compreendida pela Diretoria Plena do SINDJUD-PE, contendo o número de membros que for necessário para a sua composição. Elas podem ser constituídas a qualquer momento, através de um Ato Formal, podendo ser alteradas as suas composições de igual forma por meio de um novo Ato Formal capaz de revogar o anterior, como prevê o Estatuto da entidade representativa.
Em nossa próxima publicação iremos visitar o último espaço consultivo de participação: O Conselho de Representantes de Base. Além disso, outros espaços de participação serão apresentados pela campanha “O SINDJUD SOMOS NÓS”. Fique ligada/o!
Clique aqui para conferir a íntegra do Estatuto do SINDJUD-PE e saber mais detalhes da estrutura organizacional e política do seu Sindicato.
SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!