Chegamos a mais um dia 12 de outubro. Nesta data, celebramos a esperança e a alegria que cada criança representa, mas também precisamos reafirmar o compromisso de garantir que seus direitos sejam respeitados e protegidos. Em todo o mundo, centenas de milhares de crianças ainda enfrentam situações de vulnerabilidade, como violência, exploração e a falta de acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e segurança – dentro e fora dos seus lares. Essa realidade nos convoca a agir!
Diariamente, os servidores(as) do judiciário desempenham um papel vital pela defesa das crianças, atuando para assegurar que os princípios estabelecidos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sejam efetivamente cumpridos. Ao acolher, orientar e proteger as crianças que passam pelo sistema de justiça, profissionais com formação em pedagogia, serviço social, psicologia e áreas afins garantem que os pequenos(as) recebam a atenção e o cuidado adequados, contribuindo para que possam crescer em um ambiente saudável.
Lançada em maio deste ano pelo SINDJUD-PE, a campanha de valorização “Sem os servidores do judiciário não há justiça!” destaca a importância social desse trabalho realizado, ressaltando que a proteção das crianças e a luta pelos seus direitos não são apenas responsabilidades do Estado, mas sim uma obrigação coletiva e que deve passar por toda a sociedade. A atuação desses servidores e servidoras é indispensável para transformar o sistema de justiça em um espaço de acolhimento e proteção, onde cada criança possa ver seus direitos sendo respeitados.
Neste Dia das Crianças, convocamos todos(as) a refletirem sobre a urgência e necessidade de se construir uma sociedade que valorize a infância e seus princípios básicos, assegurando qualidade de vida para crianças e adolescentes de forma universal. Garantir a dignidade e os direitos das crianças é lutar por um futuro melhor. Que juntos e juntas possamos seguir trabalhando por um presente e um futuro onde cada criança seja prioridade!
Leia também:
O PAPEL DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO NA GARANTIA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!