Filiado a:

O dia 15 de novembro e o feriado de Proclamação da República Brasileira

por | nov 15, 2021 | Destaque Home, Notícias

Hoje é celebrada a Proclamação da República Brasileira. O feriado nacional marca o fim do Segundo Reinado da coroa portuguesa no Brasil com a chegada do período republicano em 15 de novembro de 1889.

O Marechal Deodoro da Fonseca, embora fosse monarquista, como representante dos militares (com quem Dom Pedro ll tinha forte divergência), foi quem liderou o movimento contra a coroa para que a república fosse instituída, se tornando o primeiro presidente da história do país em um governo provisório que durou de 1889 a 1891, no final do século XIX.

O reinado de Dom Pedro II enfrentava uma grande crise quando o movimento republicano ganhou força, e então passou a ser visto como a única forma de solucionar os tantos problemas que a coroa já não estava mais conseguindo contornar. O episódio também marcou a expulsão da família imperial do Brasil, que partiu para a França em busca de exílio.

A Gestão Lutar e Vencer do SINDJUD-PE deseja a todos e todas um excelente feriado. Mas lembrem-se de curtir com os devidos cuidados, afinal nós ainda estamos vivendo no meio de uma pandemia.

SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!

Compartilhe:

Arquivo

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias no seu e-mail.

Você se inscreveu com sucesso!

Pular para o conteúdo