O custo de vida está mais alto e o salário dos/as servidores/as do TJPE não pode ficar para trás!

por | fev 16, 2022 | Campanha Salarial, Destaque Home, Notícias

As contas vão chegando e o/a servidor/a se pergunta: cadê a valorização profissional? Estamos chegando ao fim do mês de fevereiro e o IPTU e o IPVA começam a pressionar nossa renda. Afora, os custos com energia elétrica, água, internet, telefone, material escolar, itens da cesta básica, combustível, dentre outros, que subiram bastante nos últimos tempos.

Somente neste ano o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) teve reajuste médio de 22%. Em Pernambuco, o material escolar também ficou mais caro, com alta de até 300% em determinados itens. Quando falamos da conta de energia elétrica, a estimativa de reajuste na tarifa em 2022 é de cerca de 22%, de acordo com a Agência Nacional de Elétrica (Aneel). Recife tem o segundo aluguel mais caro do país, atrás apenas de São Paulo, segundo dados do FipeZap. E a capital pernambucana está entre as capitais com maior aumento do custo de vida em 2021. Se considerarmos a inflação em Recife, foi maior até que a do país, atingindo 10,46%, segundo dados do IBGE, ocupando o 8º lugar do ranking nacional.

Portanto, é fundamental que sejam assegurados os índices do período do congelamento, além de indicar a recomposição das perdas históricas da categoria. Mais do que nunca a categoria deve estar unida e vigilante, cobrando do TJPE e do Governo de Pernambuco a tão necessária reposição salarial. Quem faz a Justiça no estado também quer Justiça e valorização.

Reposição JÁ!

#PraCegoVer Arte gráfica detalha despesas comuns do dia a dia da população, como água, energia elétrica, IPTU, IPVA, entre outras. No topo da imagem há o destaque para a frase: Custo de vida mais alto e o salário não pode ficar para trás! Na parte inferior do card está a logomarca do SINDJUD-PE.