Nota de solidariedade ao Prof. Marco Mondaini e contra a autocensura na UFPE

por | mar 24, 2021 | Destaque Home, Notícias

Na última sexta, 19 de março, tivemos mais uma amostra de até onde podem levar o negacionismo e a censura provocadas pelo governo federal e seus asseclas. O professor Marco Mondaini, titular da cadeira de História da UFPE e que respondia como diretor do Núcleo de Televisão e Rádio da referida Universidade desde 2020, decidiu entregar o cargo diante da tentativa de autocensura imposta pela Reitoria da instituição. Tudo por conta de um vídeo que foi elaborado para ser divulgado nos meios de comunicação universitários que tinha como objetivo alertar da importância de colaborar com a Ciência e ficar em casa, diante da pandemia de COVID-19. O vídeo dura 45 segundos e apresenta manchetes de vários veículos de comunicação desde o início da pandemia até o momento atual, terminando com uma sobre o trabalho dos cientistas da Universidade; e em determinado momento aparece “Bolsonaro diz que lockdown não dá certo e ataca governadores”. O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, exigiu que fosse retirada do vídeo a frase com o nome do presidente. Diante da tentativa de coação, o professor decidiu entregar o cargo e expôs o motivo em suas redes sociais.

O SINDJUD-PE se solidariza com o Professor Mondaini e repudia a conduta da Reitoria da UFPE de tentar censurar seu próprio veículo de comunicação. Fica a pergunta: que tipo de exemplo a instituição está dando para seus alunos? É essa a colaboração que a Reitoria quer dar para o combate a uma pandemia que ontem, 23 de março, bateu (mais um) recorde de mortos (3.251 em 24 horas?) A UFPE tem história e é muito maior que essas tentativas mesquinhas de ocultar uma verdade que grita em nossas portas a todo momento. Que UFPE continue dando sua contribuição à sociedade, como muitos de seus pesquisadores vêm fazendo, para o combate à pandemia, e que se coloque no lugar de centro de excelência acadêmica, social e de liberdade de pensamento que é dela esperado. Não à censura e à repressão da liberdade de expressão! Vacina para todos já!

Você pode ver o vídeo que gerou a questão NESTE LINK.