NOTA DE REPÚDIO AO COMPORTAMENTO ANTISSINDICAL DO DESEMBARGADOR GILSON FÉLIX, DO TJSE

por | jun 20, 2022 | Destaque Home, Notícias

O SINDJUD-PE vem a público repudiar a fala do desembargador recém-empossado no TJSE, Gilson Félix, o qual afirmou, tendo vários servidores e servidoras como testemunhas, ser inimigo do servidor Lucas Oliva. A fala em tom de ameaça ocorreu nas dependências da 19ª Vara Cível da Capital de Sergipe, quando o novato desembargador estava em uma festa de despedida. O clima estava tranquilo e o desembargador falava amenidades como futebol. No entanto, após o servidor lembrar que participava ativamente da luta sindical no estado de Sergipe, o desembargador ficou profundamente irritado e repetiu por duas vezes que Lucas Oliva havia acabado de ganhar um inimigo. Nas palavras de Lucas: “Ele já estava se dirigindo para a porta de saída do cartório quando eu fui cumprimentá-lo. Disse: ‘Boa sorte na nova empreitada, doutor Gilson! Apesar de estarmos em lados opostos’. Nisso, o novo desembargador mudou a linguagem corporal e feição para uma forma agressiva. Daí, me interrompeu abruptamente”, descreve Oliva. A partir daí sucederam-se diversas declarações que causaram mal-estar”.

É muito preocupante a atitude do desembargador. Um magistrado, seja do primeiro ou segundo grau, é um servidor como qualquer outro e tem por finalidade servir a população. Há também a obrigação de respeito à Constituição Federal. O desembargador deveria saber que o direito à greve é previsto no rol de direitos fundamentais. É inaceitável a fala do desembargador por ter o teor de ameaça. É uma conduta intimidadora e antissindical. Ele enquanto julgador em um país democrático jamais deveria falar em tom de ameaça e tampouco com alguém que afirma lutar por direitos democráticos, como o servidor Lucas.

A direção do Sindijus (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe) já emitiu nota na qual consta a fala de seu coordenador geral, Jones Ribeiro. “É impressionante que em pleno 2022 haja posturas como essas. Na estrutura do Judiciário, um desembargador também exerce a função de administração, ainda mais num estado pequeno como o de Sergipe. Os 13 desembargadores locais, portanto, representam, ainda que simbolicamente apenas, os nossos ‘patrões’ e, no modo de produção capitalista, os patrões têm interesses diferentes dos trabalhadores. O companheiro Lucas Oliva não está só.”, garantiu Ribeiro.

De fato, Lucas Oliva não está sozinho. E a ele externamos nossa total solidariedade. O SINDJUD-PE estará sempre a postos e atento aos ataques à classe trabalhadora, a fim de tomar as medidas cabíveis pela defesa dos direitos de todos e todas. Não iremos tolerar quaisquer tipos de tentativa de intimidação onde quer que seja. Esse não é o papel da Justiça, tampouco deve ser o de seus representantes.

#PraCegoVer Arte gráfica em fundo na cor vermelha destaca texto na cor branca com com a seguinte informação: nota de repúdio ao comportamento antissindical do desembargador Gilson Félix, do TJSE. A logomarca do SINDJUD-PE, na cor branca, está na parte inferior do card.