Nota de apoio ao sindicalista Áureo Cisneiros

por | jan 5, 2021 | Destaque Home, Notícias

No Diário Oficial do Estado de PE de hoje, 05/01/2021, foi publicada a demissão do Policial Civil Áureo Cisneiros Luna Filho. Sindicalista aguerrido, Áureo ficou conhecido em todo o Estado por denunciar, incansavelmente, as péssimas condições de trabalho que a Polícia Civil de Pernambuco enfrenta.

Durante sua atuação como presidente do SINPOL (Sindicato dos Policiais Civis), as mazelas da Segurança Pública do Estado foram expostas, o que irritou o Governo de Pernambuco. Iniciava-se ali uma perseguição política sem precedentes em desfavor de Áureo Cisneiros e sua equipe.

Ao todo, foram mais de 40 processos disciplinares instaurados contra dirigentes do SINPOL. Destaque-se que todos os procedimentos são posteriores às denúncias levadas à tona por Áureo Cisneiros e Rafael Cavalcanti (atual presidente do SINPOL e vice-presidente nas gestões de Áureo).

Cabe frisar que Áureo, antes de sua atuação sindical, foi premiado pelo Governo por seu desempenho no combate ao crime.

Esse contexto demonstra claramente que o Governo do Estado de Pernambuco utilizou a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social para punir o Comissário Especial Áureo Cisneiros, em razão de sua constante luta em prol de melhoria das condições do trabalho e do salário dos Policiais Civis do Estado.

A punição publicada hoje é mais uma tentativa de intimidação a todos os Servidores comprometidos com a melhoria da qualidade do Serviço Público.
Não existe Democracia sem o direito de fala e a busca por direitos. Só com luta se conquista. A ausência de luta suprime direitos, e quanto menos direitos, piores salários e condições de trabalho. Desrespeitar o direito de manifestação sindical é ferir a dignidade dos trabalhadores.

O SINDJUD-PE repudia a demissão imposta pelo Governador Paulo Câmara a Áureo Cisneiros e se solidariza com todos os trabalhadores da Polícia Civil de Pernambuco. Todo o nosso apoio a Áureo. Todo o nosso apoio ao SINPOL-PE.