NOTA DE APOIO À LUTA DO SINTAJ-BA POR VALORIZAÇÃO E DIGNIDADE

por | mar 23, 2023 | Destaque Home, Notícias

O SINDJUD-PE, entidade que representa os servidores e servidoras do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco, vem expressar seu total apoio à luta do Sintaj-BA pela valorização profissional e dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras do judiciário baiano.

O Sintaj-BA, ao lado da categoria, tem travado uma verdadeira batalha para ser ouvido pelo TJBA e assim avançar com a pauta de reivindicações, que destaca os seguintes pontos: a progressão funcional por merecimento, anterior a 2013; o retorno do abono pecuniário extinto em 2015 e reestabelecido apenas para os magistrados; o auxílio-saúde para aposentados e pensionistas, que desde julho de 2021 vem sendo negado; a recomposição salarial com a defasagem apontada pelo sindicato persiste desde 2016, estando em 50,55% a perda do poder de compra dos trabalhadores.

Sabemos que a luta sindical é fundamental para a garantia de direitos e avanços nas negociações coletivas nos estados, e é imprescindível que as entidades sindicais estejam unidas e solidárias nesta caminhada. Acreditamos que a mobilização promovida pelo Sintaj-BA, com a realização de paralisações em todo o estado, como a ocorrida nesta quarta-feira (22/03), é um importante e necessário movimento para pressionar o Tribunal de Justiça da Bahia a dialogar e avançar nas negociações da categoria.

Entendemos que a valorização dos servidores e servidoras do Judiciário é imprescindível para a garantia da Justiça e do funcionamento do sistema judicial. Nesse sentido, é indispensável que o TJBA reconheça a importância da categoria, proporcionando assim a abertura de espaço para o diálogo resolutivo.

Contem com o SINDJUD-PE nessa luta. Estamos juntos e juntas na defesa dos direitos e da dignidade da classe trabalhadora.

#PraCegoVer Arte gráfica com o texto Nota de Apoio destaca a logomarca do Sintaj-BA em fundo branco.