I Roda de Diálogos Fortalece a Mobilização dos Servidores

por | maio 23, 2018 | Uncategorized

No último dia 17 foi realizada a primeira edição da Roda de Diálogos, promovida pelo SINDJUD PE. A atividade ocorreu no Centro Integrado da Criança e do Adolescente – CICA e foi uma iniciativa do Departamento de Relações Intersindicais da entidade, através do Servidor lotado na Coordenadoria da Infância e Chefe de Relações Intersindicais do Sindicato, Alcides Campelo.

A atividade teve início com a fala do Presidente do SINDJUD PE, Michel Domingos, que teceu um histórico da sua carreira à frente do sindicato, logo após as devidas apresentações dos participantes. Domingos apresentou, aos presentes, a necessidade da mobilização da categoria, seja nas assembleias ou em quaisquer outras atividades propostas pela entidade. Dessa forma o engajamento se faz como fator primal para o crescimento da categoria, conquistas e cumprimento dos direitos adquiridos. Essa problemática foi posta de forma a estimular o senso crítico e o ativismo político, e não desestimular os Servidores que diante das dificuldades poderiam desmobilizar o movimento proposto pela atual gestão. Michel ressaltou que, a simples presença dos Servidores nas assembleias já faz diferença em prol da luta e do envolvimento coletivo. A rotina de interiorização do Sindicato, com todas as agruras e desafios também foi posta em evidência. Michel reforcçou as relações de aproximação entre os Servidores e o SINDJUD PE através dos meios de comunicação, tais como o site do sindicato e os grupos existentes em aplicativos como Telegram e Whatsapp, além da nova equipe de comunicação do SINDJUD PE recém-contratada. Outro ponto citado foi a aquisição de um terreno na Rua do Sossego, Centro do Recife, destinado à construção da sede do SINDJUD PE que foi adquirido ainda pela gestão anterior do Sindicato. Foi exposta a necessidade em retomar o movimento e resgatar o ativismo sindical de outrora. Nesse sentido o soerguimento da sede pode trazer esse gatilho de pertencimento tão apregoado como essencial por parte da categoria.

A Campanha Salarial 2018, que vem sendo tratada através de reuniões de negociações com o corpo diretor do TJ ao longo das últimas semanas, assim como o percentual de Perdas Históricas Salariais, foram alguns destaques do encontro. Durante a Roda, os servidores presentes puderam argumentar, opinar e questionar o representante do SINDJUD PE acerca de vários temas. Entre as intervenções, estava a evidente política do tribunal voltada para a magistratura assim como o provimento de benesses aos mesmos.

O último tema tratado nas dependências do CICA, no bairro da Boa Vista foi a assembleia realizada em Caruaru no dia 16, com informes e deliberações sobre a Campanha Salarial 2018. Dentre as perguntas propostas pelos inscritos na roda de diálogos, é possível destacar os passos que o Sindicato tem dado para fortalecer a luta, estratégias e mobilização, como o resgate do apoio ao Servidor em sua esfera administrativa, psicológica, jurídica ou política.

Sendo assim, a primeira Roda de Diálogos realizada pelo SINDJUD PE deu voz e vez aos Servidores do CICA, constituindo-se num evento exitoso e que aproximou ainda mais os Servidores do Poder Judiciário de Pernambuco ao seu Sindicato. As próximas Rodas de Diálogos continuarão ocorrendo em fóruns estratégicos dando prosseguimento na Central de Juizados Especiais da Capital e, logo em seguida, uma Roda que viabilize a participação dos Servidores dos fóruns Paula Baptista, Thomaz de Aquino e Palácio da Justiça. No Sertão, a Roda acontecerá em Petrolina.