GESTO INÉDITO: SINDJUD-PE RECEBE MESA DIRETORA DO TJPE ELEITA PARA O PRÓXIMO BIÊNIO

por | jan 11, 2022 | Destaque Home, Notícias

Em visita nunca antes feita, SINDJUD-PE recebe em sua sede a mesa diretora da presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco e já deixa claro quais os anseios dos servidores da Justiça.

Nesta Terça-feira (11), o coordenador geral do SINDJUD-PE, Alcides Campelo, e o coordenador de Administração, Giuseppe Mascena, abriram as portas da sede do SINDJUD-PE para receber a próxima mesa diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que toma posse no dia 1º de fevereiro.

No encontro, foi concedida a fala ao Desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, eleito presidente para a próxima gestão do TJPE, o qual falou sobre os desafios do Poder Judiciário em Pernambuco.

Em seguida, Alcides Campelo e Giuseppe Mascena apresentaram as demandas da categoria e a importância de que sejam realmente encaminhadas, pois na gestão que se finda dia 31 de janeiro houve desprezo e pouca cordialidade; esta, quando existiu, foi muito mais por mera formalidade das situações, no máximo quando se apropriaram das sugestões encaminhadas pelo Sindicato ao TJPE, a exemplo do Ato Conjunto que projetou a retomada do trabalho presencial.

Conforme fala de Campelo, o principal anseio da categoria é a reposição inflacionária, haja vista o alto índice da inflação de 2021 e o congelamento salarial imposto pela Lei Complementar 173/2020, além das perdas históricas da categoria que já alcançam 35%, podendo chegar a 48,34% em maio de 2022, caso não haja avanço. Os coordenadores do Sindicato enfatizaram que vários tribunais do país já concederam a recomposição do último período ou já apontaram a proposição, e até mesmo o Governo do Estado começou a negociar com algumas categorias, a exemplo das categorias de enfermagem e de policiais civis. Portanto, é preciso que a própria presidência do TJPE assuma a postura de valorizar os servidores e servidoras.

Confira imagens do encontro na galeria abaixo:

O futuro presidente do TJPE, Luiz Carlos Figueiredo, afirmou que “Não somos melhores, nem piores que ninguém. Se tem disponibilidade orçamentária para reposição inflacionária para o executivo e legislativo, tem que ter para o judiciário”.

Além do IPCA outras pautas foram apresentadas, a exemplo do Auxílio Suporte Tecnológico, isonomia entre servidores/as da ativa e aposentados/as, plantão remunerado, regulamentação da remoção e permutas, nova regulamentação do teletrabalho, combate efetivo aos casos de assédio moral e sexual, majoração do auxílio-saúde, dentre outros. O futuro presidente do TJPE se demonstrou aberto a buscar os meios de atender às demandas.

Todos os membros presentes, o Presidente eleito Desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, o Corregedor Geral eleito Ricardo de Oliveira Paes Barreto, o 2º Vice Presidente eleito Antônio de Melo e Lima, o Juiz assessor Glaydson Lima, Silas da Costa e Silva, cerimonial do TJPE, conheceram rapidamente a sede e as condições de trabalho dispostas para os funcionários do SINDJUD-PE e elogiaram os cuidados com os protocolos de saúde adotado na sede do sindicato.

Confira vídeo com trechos do encontro!

Mais detalhes sobre a reunião e a avaliação da diretoria do SINDJUD-PE sobre a reunião serão apresentados na próxima Assembleia Geral da categoria, marcada para o dia 31 de janeiro de 2022, a partir das 13h30, no Edf. Paula Baptista, sem transmissão virtual. Nesse mesmo dia, após a assembleia, será realizado Ato Político de “despedida” da gestão atual, que se encerra justamente no dia 31 de janeiro.

Portanto, dia 31 de janeiro é dia de propor o calendário de mobilizações e lutas de 2022, aprovar a pauta de reivindicações, informações da negociação e outros assuntos.

O SINDJUD-PE tem demonstrado habilidade política e abertura ao diálogo, apresentando proposições, argumentos e as demandas da categoria, mas a atual gestão do Des. Fernando Cerqueira decidiu por ignorar tudo isso. Esperamos que a categoria dê o seu recado comparecendo em peso à Assembleia/Ato Político para mostrar sua insatisfação com a PIOR GESTÃO DO TJPE DOS ÚLTIMOS TEMPOS, a gestão do Des. Fernando Cerqueira, superando a antipatia até do Des. José Fernandes, que agora assume a vice-liderança de pior gestão do TJPE.

Já no dia 1º de fevereiro o SINDJUD-PE estará presente na cerimônia de posse da próxima gestão do TJPE, e espera que esta faça uma boa gestão na administração do Poder Judiciário, valorização da categoria dos servidores e servidoras, e da sociedade usuária da justiça pernambucana. Reconhecemos o gesto e esperamos que seja uma atitude permanente.

#PraCegoVer Fotografia em ambiente interno com membros da diretoria do SINDJUD-PE e da próxima mesa diretora do TJPE reunidos ao redor de uma mesa, em sala com paredes brancas e quadros decorativos com a trajetória do sindicato, na sede da entidade sindical.